Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168194
Título: A aplicação de audiovisuais como recurso didático no Ensino de Geografia
Autor: Acabado, Daniela Maria Garcia
Orientador: Julião, Rui Pedro
Fiel, Elisabete
Palavras-chave: Audiovisual
Ensino da geografia
Recursos digitais
Competências
Aprendizagens essenciais
Ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Geografia
Motivação
Audio-visual
Teaching resources
Geography
Motivation
Skills
Data de Defesa: 23-Out-2023
Resumo: O presente relatório descreve o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado de Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, no agrupamento de escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes em Olhão. Na aplicação prática da PES, foram explorados recursos audiovisuais como recurso didático no ensino de Geografia, com o intuito de promover o interesse e a motivação no processo da aprendizagem dos alunos da turma Y do 11º ano, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão. Através desta metodologia, pretende-se analisar o potencial dos audiovisuais enquanto elemento motivador e facilitador do processo de construção e consolidação de conhecimentos no ensino da Geografia. Foram realizadas diversas atividades com recurso aos audiovisuais desde a exploração à produção de vídeo, foi aferido o seu sucesso no que respeita a consolidação de conhecimentos, bem como o interesse e motivação dos alunos para a aprendizagem da Geografia. Nesta turma, as metodologias apresentaram-se como um fator de motivação para a aprendizagem e contribui para a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências descritas no PASEO.
This report aims to describe the work carried out in the Supervised Teaching Practice (hereinafter designated by PES), within the scope of the Master's Degree in Geography teaching, carried out in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, from the Dr. Francisco Fernandes Lopes School Grouping in Olhão. In the practical implementation of PES, audio-visual resources were explored as a didactic resource in Geography teaching, with the aim of promoting interest and motivation in the learning process of the students of the H class, 11th grade, from the Dr. Francisco Fernandes Lopes Secondary School, in Olhão. This methodology aims to analyse the potential of audio-visual resources as a motivating and facilitating element in the process of building and consolidating knowledge in Geography teaching. Several activities were carried out using audio-visuals, from exploration to video production, and it´s success was measured in terms of knowledge consolidation as well as the students' interest and motivation for learning Geography. In this class the methodologies were a motivating factor for learning and have contributed to the consolidation of knowledge and development of the skills described in the PASEO.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168194
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Daniela_Garcia_Acabado.pdf3,62 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.