Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/168132
Título: | A imagem na aula de Língua: um recurso para vários percursos |
Outros títulos: | The image in language classroom: a resource for few paths L'image dans la classe de langue: une ressource pour quelques parcours |
Autor: | Castro, Ana Isabel Henriques de |
Orientador: | Valentim, Helena Topa Dechamps, Christina |
Palavras-chave: | Imagem Recursos didáticos Multimodalidade Linguagem visual Literacia visual Ensino de português língua materna Ensino de francês língua estrangeira Image Didactic resources Multimodality Visual language Visual literacy Teaching Portuguese as a first language Teaching French as a foreign language Ressources didactiques Multimodalité Langage visuel Littératie visuelle Enseignement du portugais langue maternelle Enseignement du français langue étrangère |
Data de Defesa: | 15-Set-2023 |
Resumo: | O presente Relatório é fruto do trabalho concretizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2021/2022, no Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). Trata-se de um projeto de investigação-ação aplicado a turmas de ensino secundário da área disciplinar de português e de 3º ciclo do ensino básico de francês como língua estrangeira. Neste contexto, aliando as vertentes prática, descritiva e reflexiva, procurámos definir estratégias com vista à integração da imagem enquanto recurso criativo e motivador para o processo de ensino-aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira, promovendo a participação ativa dos estudantes. Os resultados que aqui apresentamos revelam que, efetivamente, o tempo dedicado à fruição estética, conforme estabelecido no plano de ação, contribuiu significativamente para o envolvimento dos discentes e para a construção de um olhar crítico, consciente e responsável. This report is the result of the work accomplished within the scope of the Prática de Ensino Supervisionada, which took place during the academic year of 2021/2022 at Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). It is a research-action project applied to secondary education classes in the Portuguese disciplinary area and to 3rd cycle of basic education in French as a foreign language. In this context, by combining practical, descriptive, and reflective aspects, strategies were sought to define the integration of the image as a creative and motivating resource for the teaching and learning process of native and foreign languages, promoting active student participation. The results presented here reveal that the time dedicated to aesthetic enjoyment, as established in the action plan, effectively contributed to the engagement of the students and the development of a critical, conscious, and responsible outlook. Ce rapport est le produit du travail réalisé dans le cadre de la Prática de Ensino Supervisionada, qui s'est déroulée au cours de l'année scolaire 2021/2022, à l'Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). Il s'agit d'un projet de recherche-action appliqué aux classes de l'enseignement secondaire dans le domaine disciplinaire du portugais et du troisième cycle de l'enseignement du français en tant que langue étrangère. Dans ce contexte, en combinant les aspects pratiques, descriptifs et réflexifs, des stratégies ont été recherchées afin d'intégrer l'image en tant que ressource créative et motivante pour le processus d'enseignement-apprentissage de la langue maternelle et de la langue étrangère, favorisant ainsi la participation active des étudiants. Les résultats présentés ici révèlent qu'en effet, le temps consacré au plaisir esthétique, selon ce qui a été défini dans le plan d'action, a contribué de manière significative à l'implication des étudiants et à la construction d'une perspective critique, consciente et responsable. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/168132 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialidade em Português/Francês |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Ana_Henriques_Castro.pdf | 8,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.