Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/168132
Título: A imagem na aula de Língua: um recurso para vários percursos
Outros títulos: The image in language classroom: a resource for few paths
L'image dans la classe de langue: une ressource pour quelques parcours
Autor: Castro, Ana Isabel Henriques de
Orientador: Valentim, Helena Topa
Dechamps, Christina
Palavras-chave: Imagem
Recursos didáticos
Multimodalidade
Linguagem visual
Literacia visual
Ensino de português língua materna
Ensino de francês língua estrangeira
Image
Didactic resources
Multimodality
Visual language
Visual literacy
Teaching Portuguese as a first language
Teaching French as a foreign language
Ressources didactiques
Multimodalité
Langage visuel
Littératie visuelle
Enseignement du portugais langue maternelle
Enseignement du français langue étrangère
Data de Defesa: 15-Set-2023
Resumo: O presente Relatório é fruto do trabalho concretizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2021/2022, no Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). Trata-se de um projeto de investigação-ação aplicado a turmas de ensino secundário da área disciplinar de português e de 3º ciclo do ensino básico de francês como língua estrangeira. Neste contexto, aliando as vertentes prática, descritiva e reflexiva, procurámos definir estratégias com vista à integração da imagem enquanto recurso criativo e motivador para o processo de ensino-aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira, promovendo a participação ativa dos estudantes. Os resultados que aqui apresentamos revelam que, efetivamente, o tempo dedicado à fruição estética, conforme estabelecido no plano de ação, contribuiu significativamente para o envolvimento dos discentes e para a construção de um olhar crítico, consciente e responsável.
This report is the result of the work accomplished within the scope of the Prática de Ensino Supervisionada, which took place during the academic year of 2021/2022 at Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). It is a research-action project applied to secondary education classes in the Portuguese disciplinary area and to 3rd cycle of basic education in French as a foreign language. In this context, by combining practical, descriptive, and reflective aspects, strategies were sought to define the integration of the image as a creative and motivating resource for the teaching and learning process of native and foreign languages, promoting active student participation. The results presented here reveal that the time dedicated to aesthetic enjoyment, as established in the action plan, effectively contributed to the engagement of the students and the development of a critical, conscious, and responsible outlook.
Ce rapport est le produit du travail réalisé dans le cadre de la Prática de Ensino Supervisionada, qui s'est déroulée au cours de l'année scolaire 2021/2022, à l'Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro). Il s'agit d'un projet de recherche-action appliqué aux classes de l'enseignement secondaire dans le domaine disciplinaire du portugais et du troisième cycle de l'enseignement du français en tant que langue étrangère. Dans ce contexte, en combinant les aspects pratiques, descriptifs et réflexifs, des stratégies ont été recherchées afin d'intégrer l'image en tant que ressource créative et motivante pour le processus d'enseignement-apprentissage de la langue maternelle et de la langue étrangère, favorisant ainsi la participation active des étudiants. Les résultats présentés ici révèlent qu'en effet, le temps consacré au plaisir esthétique, selon ce qui a été défini dans le plan d'action, a contribué de manière significative à l'implication des étudiants et à la construction d'une perspective critique, consciente et responsable.
URI: http://hdl.handle.net/10362/168132
Designação: Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialidade em Português/Francês
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Ana_Henriques_Castro.pdf8,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.