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http://hdl.handle.net/10362/167972| Título: | Relatório de Estágio na Sociedade Portuguesa de Ecologia. Avaliação de iniciativas de disseminação da Ecologia nas Escolas (3º ciclo do Ensino Básico) |
| Outros títulos: | Evaluation of Ecology dissemination initiatives in schools (3rd cycle of primary schools) |
| Autor: | Ferreira, Mariana Moreira |
| Orientador: | Queiroz, Maria Inês Martins-Loução, Maria Amélia |
| Palavras-chave: | Ecologia Educação ambiental Educação para a ciência Atividades escolares Literacia científica Ecology Environmental education Science education School activities Science literacy |
| Data de Defesa: | 25-Jul-2023 |
| Resumo: | Acompanhando os temas da atualidade, a temática do ambiente tornou-se mais premente nos últimos anos, tendo criado espaço para a educação ambiental em todas as suas vertentes (clima, biodiversidade, espaços verdes, resíduos, energia, economia circular, etc.). Existe, por todo o país, grande pluralidade de oferta de atividades extra ou complementares ao programa escolar. O estágio realizado com a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO): Avaliação de iniciativas de disseminação da Ecologia nas escolas (3º ciclo do Ensino Básico) permitiu caracterizar as atividades que o conjunto de escolas amostradas consideram como iniciativas de ciência e se estão ligadas às temáticas Ecologia e Ambiente. Através da aplicação um questionário online a escolas da Rede da Direção Geral da Educação (Portugal continental) e da Direção Regional da Educação (Região Autónoma dos Açores) foi possível compreender se ocorrem iniciativas com esta temática, qual a sua origem e como são percecionadas pelos professores e, indiretamente, pelos alunos. No geral, pode concluir-se que grande parte destas atividades são da responsabilidade da instituição escolar: a Escola toma a iniciativa e organiza as atividades, tentando que estas se enquadrem no programa e/ou estejam relacionadas a dias didáticos ou comemorativos. Apenas, pontualmente há participação externa através de visitas de estudo ou da ida de técnicos, investigadores, monitores de ciência, etc. às escolas. Nas respostas obtidas foi declarada a intenção de dar destaque à Ecologia e Ambiente, mas na prática (e, principalmente nas atividades dentro da escola e desenvolvidas pela escola), esses temas não são aprofundados muito além da componente de cidadania. A disponibilidade de horário, a periodicidade e os responsáveis por planear estas atividades podem ser apontados como fatores condicionantes deste tipo de atividade. Destaca-se ainda a ocorrência de um maior número de iniciativas de ciência na rede escolar da zona litoral. Estes resultados tornam possível a consolidação de uma simples proposta de um conjunto de pequenas sugestões de melhoria para futuras iniciativas de ciência nos domínios da Ecologia e Ambiente. Following today’s demands, the environmental theme has become familiar to all in the last years. Thereby, followed by a rising interest on that matter, environmental education started to be more present in schools, with several approaches such as climate, biodiversity, green spaces, waste, energy or circular economy. The internship developed with Ecology Portuguese Society (SPECO): Evaluation of Ecology dissemination initiatives in schools (3rd cycle of primary schools) allowed to characterize the activities which the sampled set of schools reckon as science activities and if it is linked to Ecology and Environment subjects. Through an online inquiry directed to Continental and Azorean Education Nets’ schools it was possible to understand if these activities occur, it’s origin and how it’s perceived by the teachers and students. In general, it could be concluded that the most part of these activities has their origin in the school entities, being coordinated and integrated to fit the curricular program or commemorative days. Only sometimes there are different people responsible to take part on the activities. For example, either during field trips or as school guests such as science technicians, researchers or monitors. Thus, the main focus actually was to give emphasis to Ecology and Environment in those activities. However, it seems the scientific concepts are not explored in depth and mainly it’s given a citizenship side to it. Schools’ schedule, activities frequency and the people accountable for the activities can be pointed out as conditioning factors. Also, a greater number of science initiatives in the coastal Education Nets stands out. These results make setting a simple guide with a few suggestions for improving future science (E&E) activities possible. |
| Descrição: | Em parceria com o ITQB |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/167972 |
| Designação: | Mestrado em Comunicação de Ciência |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Mestrado_Mariana_Moreira_Ferreira.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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