Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/167620
Título: Livro de Bordo Pedagógico: Com coadjuvação de Lev Vygotsky e Gilles Deleuze
Autor: Rodrigues, Élio Fernando Dias
Orientador: Macagno, Fabrizio
Bernardo, Luís Manuel
Palavras-chave: Cognição
Conceito
Colaboração centrada no aluno
Ensino
Filosofia
Linguagem
Cognition
Concept
Language
Philosophy
Student-centered collaboration
Teaching
Data de Defesa: 22-Jun-2023
Resumo: O presente Relatório da Prática do Ensino Supervisionada exprime uma tentativa de conciliar a prática docente de lecionação com a evasão ao endoutrinamento, tendo como guias os documentos oficiais que estabelecem a organização do sistema educativo português. Com tal objetivo no horizonte, propõe-se uma didática de colaboração centrada no aluno, cujo fim é estimular o desenvolvimento das relações interfuncionais inerentes às operações conceptuais, ao invés da mera transmissão de conteúdo. Para tal, a investigação neste documento consubstancia preceitos teóricos da proposta socioconstrutivista de Lev Vygotsky e preceitos metodológicos do paradigma comunicativo, apropriados a partir de uma corrente de cuidados de saúde centrados no paciente, fundada nos anos cinquenta do século passado.
The present Report of the Supervised Teaching Practice expresses an attempt to reconcile the teaching practice of lecturing with the evading of endoctrination, having as guides the official documents that establish the organization of the Portuguese Educational System. With such a goal on the horizon, a student-centered collaborative didactics is proposed, whose purpose is to stimulate development of the interfunctional relations inherent to conceptual operations, rather than the mere transmission of content. To achieve this, the research in this paper incorporates theoretical principles from Lev Vygotsky’s socioconstructivist proposal and methodological principles from the communicative paradigm, appropriated from a patient-centered health care school of thought founded in the fifties of the last century.
URI: http://hdl.handle.net/10362/167620
Designação: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Elio_Dias_Rodrigues.pdf17,84 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.