Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/166512| Título: | A intervenção da Região Autónoma dos Açores no ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional |
| Autor: | Silva, Francisco Afonso de Chaves Cymbron Monteiro da |
| Orientador: | Becker-Weinberg, Vasco |
| Palavras-chave: | Autonomia regional Ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional Domínio público marítimo Gestão partilhada Gestão conjunta Lei n.º 17/2014 Decreto-Lei n.º 38/2015 Regiões autónomas dos Açores e da Madeira Estado Estatuto político-administrativo da região autónoma dos Açores Integridade e soberania do estado Regional autonomy Planning and management of the national maritime space Maritime public domain Shared management Joint Management Law No. 17/2014 Decree-Law No. 38/2015 Autonomous regions of the Azores and Madeira State Political and administrative statute of the autonomous region of the Azores Integrity and sovereignty of the state |
| Data de Defesa: | 18-Dez-2023 |
| Resumo: | In this paper we reflect on how the concepts of joint management and shared management
enshrined in paragraphs 1 and 3 of Article 8 of the Political and Administrative Statute of
the Autonomous Region of the Azores, in its third version, should support a greater
intervention of the Autonomous Region of the Azores in the planning and management of
the Portuguese maritime areas adjacent to the archipelago, and consequently, the
amendment in this precise sense of Law no. 17/2014, of 10 April, which establishes the
Bases of the Policy of Planning and Management of the National Maritime Space, and of
Decree-Law no. 38/2015, of 12 March, which develops it.
National legislation on this subject reveals a significant political divergence between the
State (Government of the Republic) and the Autonomous Region of the Azores (organs of
self-government). Also in the strictly legal field and in the wake of this (correlated)
divergence, we have the jurisprudence of the Constitutional Court that the organs of selfgovernment of the Autonomous Region of the Azores have disagreed with, considering it
too centralist.
This process being far from reaching a successful conclusion and believing that the
legislation currently in force is neither the most reasonable nor the one that best
corresponds to the just desires of the population of the Azores and Madeira. We present in
this dissertation a critique of the legislative solution that prevailed (argumentation de jure
condito) and we refer to the constitutional revision projects under consideration in the
Portuguese Parliament that deal with this theme and to the pronunciation of the Azorean
Legislative Assembly, which confer effective powers of shared management on regional
autonomies (argumentation jure condendo). From the point of view of the structure of the
text of this dissertation and based on an eminently legal and political analysis, five parts
should be mentioned (in addition to the introduction and conclusions): the national
maritime space; the planning and management of the national maritime space and the
intervention of the Autonomous Region of the Azores in the maritime areas adjacent to the
archipelago; the Autonomous Regions of the Azores and Madeira and the protection of the
marine environment; political organization of the Governments of the Republic and the
Regional Governments of the Azores and Madeira; and the legislative and administrative
competence of the Autonomous Region of the Azores in the future legislative framework
regarding the planning and management of the national maritime space.
The conclusions reached show that the choice of the sea to achieve the on of autonomy makes perfect sense due to the insularity geographically inherent to the
Autonomous Region of the Azores, that the Constitutional Court is very closed on the
powers of the autonomous regions and that the autonomous regions clearly have more work
done than the Portuguese State in protecting the marine environment. Neste trabalho efetuamos uma reflexão sobre como os conceitos de gestão conjunta e gestão partilhada consagrados nos n.ºs 1 e 3 do artigo 8.º do Estatuto PolíticoAdministrativo da Região Autónoma dos Açores devem fundamentar uma maior intervenção da Região Autónoma dos Açores no ordenamento e gestão das zonas marítimas portuguesas adjacentes ao arquipélago, e por consequência, a alteração nesse preciso sentido da Lei n.º 17/2014, de 10 de abril, que estabelece as Bases da Política de Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Nacional, e do Decreto-Lei n.º 38/2015, de 12 de março, que a desenvolve. A legislação nacional sobre esta temática releva uma significativa divergência política entre o Estado (Governo da República) e a Região Autónoma dos Açores (órgãos de governo próprio). Também no campo estritamente jurídico e na esteira desta divergência (correlacionada), temos a jurisprudência do Tribunal Constitucional que os órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores têm discordado, considerando demasiado centralista. Estando este processo longe de chegar a bom porto e crendo que a legislação atualmente em vigor não é a mais razoável nem a que melhor corresponde aos justos anseios dos açorianos (e madeirenses), apresentamos nesta dissertação uma crítica à solução legislativa que prevaleceu (argumentação de jure condito) e fazemos referência aos projetos de revisão constitucional em análise na Assembleia da República que versam esta temática e à pronúncia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que conferem poderes efetivos de gestão partilhada às autonomias regionais (argumentação jure condendo). Do ponto de vista da estrutura do texto desta dissertação e tendo por base uma análise eminentemente jurídica e política, cumpre mencionar cinco partes (para além da introdução e das conclusões): o espaço marítimo nacional; o ordenamento e a gestão do espaço marítimo nacional e a intervenção da Região Autónoma dos Açores nas zonas marítimas adjacentes ao arquipélago; as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e a proteção do ambiente marinho; organização política dos Governos da República e dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira; e a competência legislativa e administrativa da Região Autónoma dos Açores no futuro quadro legislativo respeitante ao ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional. As conclusões atingidas demonstram que a escolha do mar para concretizar a progressão da autonomia faz todo o sentido devido à insularidade geograficamente ínsita à Região Autónoma dos Açores, que o Tribunal Constitucional é muito fechado em matéria de poderes das regiões autónomas e que as regiões autónomas têm manifestamente mais trabalho feito do que o Estado português no tocante à proteção do ambiente marinho. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/166512 |
| Designação: | Mestrado em Direito e Economia do Mar |
| Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MonteirodaSilva_2023.pdf | 978,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











