Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/163364
Título: | Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
Autor: | Costa, Maria Cristina Domingos, António Teodoro, Vitor |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Teacher design research Hands-on Interdisciplinaridade |
Data: | 2018 |
Resumo: | Este artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. |
Descrição: | Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/163364 |
DOI: | https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176 |
ISSN: | 2176-1744 |
Aparece nas colecções: | Home collection (FCT) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovar_e_promover_o_ensino_da_Matem_tica_com_recurso.pdf | 618,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.