Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/163364
Título: Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
Autor: Costa, Maria Cristina
Domingos, António
Teodoro, Vitor
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Teacher design research
Hands-on
Interdisciplinaridade
Data: 2018
Resumo: Este artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia.
Descrição: Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/163364
DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176
ISSN: 2176-1744
Aparece nas colecções:Home collection (FCT)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovar_e_promover_o_ensino_da_Matem_tica_com_recurso.pdf618,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.