Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/155384
Título: | Do feedback corretivo ao feedback construtivo e follow-up como estratégias para o desenvolvimento da competência de escrita na aula de português língua estrangeira em ambiente digital |
Autor: | Martins, Susana Duarte |
Palavras-chave: | Feedback corretivo Feedback construtivo Follow-up pedagógico Produção escrita Português língua estrangeira |
Data: | Jul-2023 |
Editora: | Líquido Editorial |
Resumo: | O impacto do feedback na redução do erro e, consequentemente, no desenvolvimento da competência de escrita continua a merecer o interesse dos estudos no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira, não apenas pela sua reconhecida importância, mas também pela divergência de opiniões no que concerne às vantagens e aos tipos de feedback mais eficazes. A relevância do recurso ao feedback enquanto estratégia pedagógica é, porém, inegável. Tendo como base esta premissa, discutiremos a experiência de ensino dos cursos de Português Língua Estrangeira de nível A2 (elementar), em regime de e-learning, na Universidade Nova de Lisboa, focando-nos nas tarefas de escrita realizadas assincronamente. O feedback corretivo que acompanhou os textos dos aprendentes de várias nacionalidades, foi complementado pelo feedback construtivo, enquanto estratégia de gestão pedagógica dos desvios linguísticos, seguido de um trabalho de follow-up síncrono, mediante atividades de aperfeiçoamento coletivo de excertos selecionados dos textos produzidos. A análise destes textos permitiu observar a influência da tecnologia na produção escrita do estudante de língua estrangeira: suas vantagens (recurso a tradutores e corretores automáticos, dicionários digitais, conjugadores de verbos) e desafios (a dificuldade em distinguir entre o vocabulário e estruturas de diferentes variedades linguísticas do Português, a influência da interlíngua e o plágio). |
Descrição: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/155384 |
ISBN: | 978-65-999248-1-1 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Capítulo de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Duarte_Martins23_Do_feedback_corretivo_ao_Fconstrutivo_e_follow_up_como_estrat_gias.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.