Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/155384
Título: Do feedback corretivo ao feedback construtivo e follow-up como estratégias para o desenvolvimento da competência de escrita na aula de português língua estrangeira em ambiente digital
Autor: Martins, Susana Duarte
Palavras-chave: Feedback corretivo
Feedback construtivo
Follow-up pedagógico
Produção escrita
Português língua estrangeira
Data: Jul-2023
Editora: Líquido Editorial
Resumo: O impacto do feedback na redução do erro e, consequentemente, no desenvolvimento da competência de escrita continua a merecer o interesse dos estudos no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira, não apenas pela sua reconhecida importância, mas também pela divergência de opiniões no que concerne às vantagens e aos tipos de feedback mais eficazes. A relevância do recurso ao feedback enquanto estratégia pedagógica é, porém, inegável. Tendo como base esta premissa, discutiremos a experiência de ensino dos cursos de Português Língua Estrangeira de nível A2 (elementar), em regime de e-learning, na Universidade Nova de Lisboa, focando-nos nas tarefas de escrita realizadas assincronamente. O feedback corretivo que acompanhou os textos dos aprendentes de várias nacionalidades, foi complementado pelo feedback construtivo, enquanto estratégia de gestão pedagógica dos desvios linguísticos, seguido de um trabalho de follow-up síncrono, mediante atividades de aperfeiçoamento coletivo de excertos selecionados dos textos produzidos. A análise destes textos permitiu observar a influência da tecnologia na produção escrita do estudante de língua estrangeira: suas vantagens (recurso a tradutores e corretores automáticos, dicionários digitais, conjugadores de verbos) e desafios (a dificuldade em distinguir entre o vocabulário e estruturas de diferentes variedades linguísticas do Português, a influência da interlíngua e o plágio).
Descrição: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/155384
ISBN: 978-65-999248-1-1
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Capítulo de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Duarte_Martins23_Do_feedback_corretivo_ao_Fconstrutivo_e_follow_up_como_estrat_gias.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.