Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/15252
Título: A Literatura como Experiência no Ensino Secundário: Ensaio sobre a Cegueira na Escola
Autor: Leite, Sara Vilhena Martins de Almeida
Palavras-chave: Literatura
Ensino da literatura
Experiência literária
Leitura
Ensaio sobre a Cegueira
José Saramago
Literature
Teaching of literature, literary experience,
Reading
Data de Defesa: 2015
Resumo: Esta tese centra-se na questão da relevância da literatura enquanto matéria curricular no Ensino Secundário. Tendo em conta a finalidade educativa de formar leitores autónomos e voluntários de literatura ao longo da vida, e procurando dar resposta à questão de fundo «de que forma valerá a pena que a literatura permaneça no currículo do Ensino Secundário?», defendo que a literatura seja didactizada enquanto experiência estética – em conformidade com a teoria transaccional de Louise Rosenblatt. Proponho, nesse sentido, um conjunto de princípios metodológicos assentes na leitura efectiva dos textos, enfatizando a importância do carácter pessoal dessa(s) leitura(s) e da natureza democrática da discussão interpretativa. Nesta perspectiva, o romance Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, é apresentado enquanto texto literário cuja experiência de leitura em contexto escolar poderá ser particularmente adequada no último ano do Ensino Secundário.
URI: http://hdl.handle.net/10362/15252
Designação: Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Estudos Portugueses
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese doutoramento_Sara Leite_2015.pdf987,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.