Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/148527
Título: A publicidade em jogos free to play
Outros títulos: uma análise sobre o advergame dirigido à criança
Autor: Calistro, Alyne Grazieli
Orientador: Carvalho, Jorge Morais
Palavras-chave: Publicidade
Advergaming
Advergame
Sociedade de consumo
Da proteção integral da criança
Regulação e autorregulação da publicidade
Data de Defesa: 24-Mai-2022
Resumo: The thesis research was developed upon the evolution of the consumer society and how children play a prominent role in the development and perpetuation of the current modus operandi. Summed to advertising techniques that allow the knowledge and dissemination of new products and services, by instigating consumerism, feelings of belonging and the pursuit of happiness through shopping, its impacts can be noticed in all ages and social classes. It was demonstrated how children influence and are influenced, especially in a negative way, by the excess of marketing communication, and how new marketing and advertising techniques reach children, especially advergaming and its subcategories, such as advergame. Following further analysis of the child protection legal framework in the consumer market and the advertising regulation corresponding to the sector’s public legislations and sector self-regulation in Brazil, Spain, France and Portugal, they proved to be greatly similar with respect to their guiding principles for lawful advertising.
Na presente dissertação foi realizada pesquisa acerca da evolução da sociedade de consumo e como a criança desempenha papel de destaque no desenvolvimento e perpetuação do modus operandi atual. Somada às técnicas de publicidade que permitem o conhecimento e difusão de novos produtos e serviços, por meio da instigação ao consumismo, sentimentos de pertencimento e busca da felicidade através da compra, observa-se seus impactos em pessoas de todas as idades e classes sociais. Foi demonstrado como as crianças influenciam e são influenciadas, sobremaneira de forma negativa, pelo excesso da comunicação mercadológica, e como as novas técnicas de marketing e publicidade atingem o público infantil, em especial o advergaming e suas subcategorias, com destaque ao advergame. Com a posterior análise do arcabouço legal protetivo da criança frente ao mercado de consumo e da regulação da publicidade através de ordenamentos estatais e autorregulamentações do setor no Brasil, Espanha, França e Portugal, que acabaram por demonstrar grande similitude em seus princípios norteadores para a publicidade lícita.
URI: http://hdl.handle.net/10362/148527
Designação: Mestrado em Direito Internacional e Europeu
Aparece nas colecções:FD - Dissertações de Mestrado

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