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http://hdl.handle.net/10362/148527| Título: | A publicidade em jogos free to play |
| Outros títulos: | uma análise sobre o advergame dirigido à criança |
| Autor: | Calistro, Alyne Grazieli |
| Orientador: | Carvalho, Jorge Morais |
| Palavras-chave: | Publicidade Advergaming Advergame Sociedade de consumo Da proteção integral da criança Regulação e autorregulação da publicidade |
| Data de Defesa: | 24-Mai-2022 |
| Resumo: | The thesis research was developed upon the evolution of the consumer society
and how children play a prominent role in the development and perpetuation of
the current modus operandi. Summed to advertising techniques that allow the
knowledge and dissemination of new products and services, by instigating
consumerism, feelings of belonging and the pursuit of happiness through
shopping, its impacts can be noticed in all ages and social classes. It was
demonstrated how children influence and are influenced, especially in a negative
way, by the excess of marketing communication, and how new marketing and
advertising techniques reach children, especially advergaming and its
subcategories, such as advergame. Following further analysis of the child
protection legal framework in the consumer market and the advertising regulation
corresponding to the sector’s public legislations and sector self-regulation in
Brazil, Spain, France and Portugal, they proved to be greatly similar with respect
to their guiding principles for lawful advertising. Na presente dissertação foi realizada pesquisa acerca da evolução da sociedade de consumo e como a criança desempenha papel de destaque no desenvolvimento e perpetuação do modus operandi atual. Somada às técnicas de publicidade que permitem o conhecimento e difusão de novos produtos e serviços, por meio da instigação ao consumismo, sentimentos de pertencimento e busca da felicidade através da compra, observa-se seus impactos em pessoas de todas as idades e classes sociais. Foi demonstrado como as crianças influenciam e são influenciadas, sobremaneira de forma negativa, pelo excesso da comunicação mercadológica, e como as novas técnicas de marketing e publicidade atingem o público infantil, em especial o advergaming e suas subcategorias, com destaque ao advergame. Com a posterior análise do arcabouço legal protetivo da criança frente ao mercado de consumo e da regulação da publicidade através de ordenamentos estatais e autorregulamentações do setor no Brasil, Espanha, França e Portugal, que acabaram por demonstrar grande similitude em seus princípios norteadores para a publicidade lícita. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/148527 |
| Designação: | Mestrado em Direito Internacional e Europeu |
| Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Calistro_2022.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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