Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/143563
Título: “Quem será o próximo cancelado(a)?” - potencialidades do digital e o fenômeno do cancelamento
Autor: Krauspenhar, Ana Maria Bazeggio
Orientador: Silva, Marisa Rodrigues Pinto Torres da
Palavras-chave: Cancelamento
Redes sociais
Celebridades
Plataformas online
Cancellation
Social media
Online platforms
Celebrities
Data de Defesa: 22-Jul-2022
Resumo: A omnipresença e relevância das redes sociais digitais na paisagem mediática contemporânea estão a transformar diariamente práticas de sociabilidade, visibilidade e mobilização. Nos últimos anos, “cancelar alguém” tornou-se uma expressão possível e conhecida a partir do fenómeno do cancelamento - uma espécie de boicote a figuras públicas que tenham tido ações ou falas não mais toleradas socialmente. De políticos a cantores, artistas e humoristas, são frequentes os casos que ganham os Trending Topics das redes sociais e repercussão nos portais de notícias. Atual, polêmico e presente ainda em poucos estudos acadêmicos, o fenómeno foi escolhido como objeto de estudo deste trabalho. A partir da pergunta de pesquisa “quais são os aspetos das redes sociais digitais que caracterizam e compõem as dinâmicas do cancelamento?”, foram destacados conceitos relacionados a cultura digital contemporânea mobilizados, em seguida, pela pesquisa empírica realizada. Através de uma abordagem qualitativa, dois estudos de caso foram selecionados - da rapper brasileira Karol Conká e do humorista português Diogo Faro - além de uma pesquisa documental com notícias e matérias publicadas sobre ambos os episódios. As conclusões desta dissertação percebem o caráter multifacetado e complexo do fenómeno, traçado por dinâmicas de espetacularização, mas também disputa de narrativas e práticas de responsabilização digitalmente mediadas.
The omnipresence and relevance of social media platforms in today’s mediatic landscape are transforming practices of sociability, visibility and mobilization. In recent years, "cancel someone" has become a possible and known expression from the phenomenon of cancellation - a kind of boycott of public figures who have had actions or speeches that are no longer socially tolerated. From politicians to singers, artists and comedians, we can often see cancellation cases on social media Trending Topics and on the news. Current, controversial and present in few academic studies, the phenomenon was chosen as the object of study of this work. From the starting point question “what are the aspects of digital social networks that characterize and compose the dynamics of cancellation?”, concepts related to digital culture were highlighted, then mobilized by the empirical research carried out. Through a qualitative approach, two case studies were selected - from Brazilian rapper Karol Conká and Portuguese comedian Diogo Faro - in addition to a documentary research with news and articles published about both episodes. The conclusions of this study perceive the multifaceted and complex character of the phenomenon, traced by dynamics of spectacularization, but also dispute of digitally mediated narratives and accountability practices.
URI: http://hdl.handle.net/10362/143563
Designação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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