Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/139326
Título: Importância de um plano de comunicação e disseminação coeso para sucesso dos projetos europeus H2020 – Twinning
Autor: Gomes, Ana Luísa Rodrigues
Orientador: Fuente Sanchez, Ana Maria Beirão Reis de la
Palavras-chave: Comunicação de ciência
Projetos EU Horizon 2020 Twinning
Colaboração academia- indústria
Comunicação estratégica
Science communication
EU Horizon 2020 Twinning projects
Academy-industrial collaboration
Strategic communication
Data de Defesa: 19-Abr-2022
Resumo: É notória, ao longo das últimas décadas, a necessidade de criar interações entre o sector académico e o sector industrial de modo a maximizar o valor socio-económico dos avanços científicos. É este um dos motes do quadro de financiamento científico europeu Horizon 2020, que promove o desenvolvimento de determinada área científica através do estabelecimento de redes de colaboração com vários stakeholders para além do meio académico, entre eles o sector industrial. Ao mesmo tempo que é promovido pela Comissão Europeia a criação de diálogo entre a academia e a indústria, parece haver desconhecimento por parte dos coordenadores e gestores de projetos em como abordar estas interações, em parte devido ao não conhecimento de quem são os intervenientes do lado da indústria, como estabelecer os primeiros contactos e que ferramentas de comunicação usar. Igualmente, o meio académico parece não valorizar ou compreender a utilidade em estabelecer uma colaboração próxima com a indústria, o que leva muitas vezes os beneficiários dos projetos do quadro Horizon 2020 a não priorizarem este diálogo, apesar das obrigações dos contractos de financiamento. Assim, muitas das ações organizadas neste sentido acabam por não ser frutíferas, uma vez que são desprovidas de um objetivo específico e com uso inadequando dos recursos materiais e humanos. Então como podem os coordenadores de projetos Horizon 2020 corresponder às exigências europeias no que toca ao estabelecimento de relações com a indústria? Através da análise da bibliografia, de projetos Horizon 2020 coordenados por instituições portuguesas e de entrevistas a elementos de institutos de investigação portugueses, foi possível criar um guia prático no qual são identificados e enumerados exemplos de bons procedimentos e considerações, que têm como objetivo servir como linhas orientadoras para futuros coordenadores e gestores de projeto no desenho estratégico dos seus planos de comunicação com potenciais colaboradores do sector industrial.
In the last two decades, it has become clear the need to establish an interaction between the academia and industry to maximize the socio-economic value of the scientific advances. This is the main goal of the Horizon 2020 finding program, which aims to promote the development of a specific research area through establishment of networks with different stakeholders outside of the academia, such as the industrial partners. If in one hand the European Commission foster the establishment of a dialogue between the academia and industry, on the other the project coordinators and managers are not aware on how to promote this network, as they are not aware who to contact, how to establish those first contacts and are unable to identify which communication tools should be used. Likewise, the academia does not seem to value or understand the relevance of establishing a collaborative network with industry, although it is required by the grant agreement obligations. Several of the organized actions are devoid of meaning, as they lack a welldefined goal and clear assessment of the human and material resources available. As such, how can the Horizon 2020 project coordinators properly correspond to the contractual obligations when it comes to fostering a academia-industry collaborations, if they are not perceived as relevant? Through bibliographic analysis, evaluation of Horizon 2020 funded-projects coordinated by Portuguese institutes, and interviews to keys players of Portuguese R&D institutes, it was possible to develop a guideline that highlights good practices and relevant considerations, that will assist future project coordinators and managers in the design of a strategic communication plan to further foster the academia-industry collaborations.
URI: http://hdl.handle.net/10362/139326
Designação: Mestrado em Comunicação de Ciência
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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