Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/136413
Título: Traços de loucura e esquizofrenia em "O Fantasma" - a sociedade hipermoderna do nosso tempo
Autor: Santos, David Araújo
Orientador: Mendonça, Luís
Palavras-chave: Loucura
Esquizofrenia
Fantasma
Sociedade hipermoderna
Voyeurismo
Cruising
Narcisismo
Cinema queer
João Pedro Rodrigues
Daniel Nolasco
Madness
Schizophrenia
Hypermodern society
Voyeurism
Narcissism
Queer cinema
Data de Defesa: 10-Fev-2022
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o filme O Fantasma, de João Pedro Rodrigues (2000) e pretende um aprofundamento da sua personagem, Sérgio, para lá da sua fisicalidade, chegando a um ponto de contacto com a dimensão psicológica através do método psicanalítico. Tomando a obra como sintomática de uma contemporaneidade própria da sociedade hipermoderna, espera-se averiguar de que forma esta, pelas suas idiossincrasias, torna o indivíduo queer que nela se insere num ser louco e esquizofrénico, e, consequentemente, à margem. Práticas e patologias como o voyeurismo, o cruising e o narcisismo, normalizadas cada vez mais com o avançar do século XXI, delimitam os traços de um mundo criado de modo personalizado para o indivíduo que, fugindo da norma, isola-se nesse mundo que o serve segundo as suas regras. Posto isto, atentar-se-á também à narrativa de Sandro, semelhante à de Sérgio, no filme Vento Seco, de Daniel Nolasco (2020), ambos personagens colocadas à margem da sociedade. Atentando a estas duas personagens queer, pretende-se uma reflexão bifurcada em duas possibilidades: o indivíduo queer auto-impõe-se à marginalidade por uma incapacidade de integração? Ou é a sociedade que o torna marginal, não lhe permitindo essa integração?
This thesis’s object of study is the film O Fantasma, by João Pedro Rodrigues (2000) and intends to deepen his character, Sérgio, beyond his physicality, reaching a point of contact with the psychological dimension through the psychoanalytic method. Taking the film as symptomatic of our hypermodern society, we hope to find how its idiosyncrasies, make the queer individual a crazy and schizophrenic being, and, consequently, on the sidelines. Pathologies such as voyeurism, cruising and narcissism, increasingly normalized with the progress of the 21st century, delimit the traces of a world created in a personalized way for the individual who, fleeing the norm, isolates himself in this world created by its rules. That said, attention will also be paid to Sandro's narrative, similar to Sérgio's, in the film Vento Seco, by Daniel Nolasco (2020), both characters placed on the margins of society. Taking these two queer characters into account, we intend to create a bifurcated reflection on two possibilities: does the queer individual impose himself on the sidelines due to an inability to integrate? Or is it society that makes them marginal, not allowing their integration?
URI: http://hdl.handle.net/10362/136413
Designação: Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Cinema e Fotografia
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado



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