Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/13168
Título: O Fim da Transgressão na Performance Social e Artística
Autor: Oliveira, Luís Tiago Saraiva
Orientador: Madeira, Cláudia
Palavras-chave: Transgressão
Performance
Sociedade
Data de Defesa: Abr-2014
Resumo: A presente dissertação intitulada “O fim da transgressão na performance social e artística” pretende descrever e enquadrar numa perspectiva teórica a contemporaneidade destas duas dimensões, problematizando-as, de forma a indagar um estado de posição argumentativa coerente e actual sobre as mesmas. “O fim da transgressão” anuncia que o conceito de transgressão será aqui analisado e aprofundado tendo presentes as perspectivas de vários autores, compreendendo o seu surgimento, as variantes e influências que o conceito pode tomar e ser influenciado. Este conceito é inserido em possíveis interpretações da sociedade, desde escalas macro sociais a casos particulares, e depois enumerado num esquema transversal da história da performance artística. De modo que a correlação entre o estado da sociedade influencia o estado da arte, e vice-versa, reflectindo-se sobre as suas regras e lei. A argumentação apresentada é um estudo da transgressão na reflexão da moral e da psicologia da massa social, inquirindo o normativo, o desvanecimento dos valores considerados ultrapassados e a biotecnologia vigente desde o humanismo, passando pelo pós-humanismo no devir do homem-máquina e enquadrando o metahumanismo da segunda década do século XX. Problematiza-se a viabilidade da transgressão ou norma num mundo de consumismo espectacular, de hedonismo personalizado e narcisismo massivo.
URI: http://hdl.handle.net/10362/13168
Designação: Dissertação de Mestrado em Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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