Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12613
Título: Relatório de estágio e a utilização da geometria dinâmica no estudo da circunferência circunscrita e inscrita no triângulo – Um estudo com Alunos do 9º ano
Autor: Galvão, Carla Isabel Trindade Pereira da Costa
Orientador: Domingos, António
Ochôa, Isabel
Palavras-chave: Ensino da matemática
Estágio pedagógico
Mestrado em ensino
Geometria dinâmica
Geogebra
Interesse na matemática
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A presente dissertação refere o trabalho de prática pedagógica supervisionada, desenvolvido na escola básica 2,3/S Michel Giacometti, durante o ano letivo 2013/2014, para a obtenção do grau de mestre em ensino da matemática do terceiro ciclo e no secundário. O estágio pedagógico aqui referenciado decorreu no ano letivo 2013/2014, e compreendeu o trabalho letivo realizado no âmbito de uma turma do 9º ano, e, uma turma do 11º ano. A dissertação está estruturada em duas partes: A primeira parte descreve, resumidamente, o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo acima mencionado, que compreendeu a observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de fichas de avaliação, a colaboração em atividades extracurriculares. A segunda parte descreve a investigação realizada em paralelo com a prática pedagógica, cujo objetivo foi compreender a importância da utilização de ambientes de geometria dinâmica no estudo da geometria, e, analisar e estudar as respostas dos alunos às tarefas propostas assim como a aquisição de conhecimentos e competências matemáticas por parte dos mesmos. A partir das questões de investigação, qual a influência do software Geogebra na compreensão e consolidação dos conceitos geométricos associados à circunferência circunscrita e inscrita a um triângulo; qual o papel da ferramenta no fomento e estabelecimento de propriedades relativas ao circuncentro e incentro de um triângulo; e qual a utilidade da ferramenta na motivação e interesse dos alunos no contexto de aprendizagem, foi elaborada uma revisão de literatura que se centrou na utilização das tecnologias da informação e comunicação no contexto educativo, nomeadamente, no ensino da matemática, e, particularizando a aprendizagem em ambientes de geometria dinâmica. Com base numa metodologia de natureza qualitativa e recorrendo a dois estudos de caso procurou-se caracterizar o desempenho de dois grupos de alunos na resolução de tarefas geométricas com recurso ao Geogebra. As principais conclusões mostram-nos que a utilização de um ambiente de geometria dinâmica influência positivamente a compreensão dos conceitos matemáticos estudados, permite compreender a forma como os alunos utilizam e implementam as propriedades dos conceitos e aumenta a motivação e interesse dos alunos por atividades matemáticas que envolvem caráter exploratório.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/12613
Aparece nas colecções:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Galvao_2014.pdf56,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.