Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12465
Título: Galgamento de estruturas portuárias protegidas por um quebra-mar submerso
Autor: Bairrão, Miguel Ribeiro Machado
Orientador: Neves, Maria da Graça
Reis, Maria Teresa
Palavras-chave: Galgamento
Quebra-mar submerso
Modelo numérico IH-2VOF
Distância entre o quebra-mar submerso e a estrutura portuária
Cota de coroamento
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O principal objetivo desta dissertação é estudar o fenómeno do galgamento em estruturas marítimas protegidas por quebra-mares submersos. Em particular, pretende-se otimizar a geometria de um quebra-mar submerso situado a barlamar de uma estrutura portuária na qual se pretende minimizar o galgamento. A estrutura marítima em estudo é o molhe norte do Porto de Leixões, em frente ao qual já existe um quebra-mar submerso na zona da cabeça. Pretende-se estender a zona protegida pelo quebra-mar submerso e para tal é necessário estudar qual a melhor geometria para o quebra-mar submerso. Para estudar a influência da geometria do quebra-mar submerso no galgamento do molhe norte, utilizou-se o modelo numérico IH-2VOF. Para tal, simularam-se três condições de agitação regular que diferem somente na altura de onda. Foram simulados casos para sete geometrias que diferem da configuração original do molhe norte do Porto de Leixões somente em três características geométricas: a distância entre o quebra-mar submerso e a estrutura portuária, a cota de coroamento do quebra-mar submerso e a sua largura de coroamento. A utilização destas três características foi baseada na existência de estudos que concluem que os parâmetros geométricos referidos são os que têm mais influência no galgamento da estrutura marítima. Com a realização deste estudo, para as condições de agitação consideradas, verificou-se que as características geométricas com maior impacto na redução do galgamento no molhe norte do Porto de Leixões são: o aumento da distância entre o quebra-mar submerso e o molhe norte do Porto de Leixões e o aumento da cota de coroamento do quebra-mar submerso. O caudal médio galgado para as condições de agitação em estudo reduziu-se de um valor máximo de 0.71 l/s/m para 0.02 l/s/m em duas das configurações testadas, ou seja, uma redução de 97%.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Estruturas
URI: http://hdl.handle.net/10362/12465
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bairrao_2014.pdf3,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.