Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/123449
Título: Da Operatividade Gráfica: o Diagramático em Três Exemplos da Arte Contemporânea
Autor: Teuchmann, Philipp Valente Soares
Orientador: Cruz, Maria Teresa
Palavras-chave: Arte Contemporânea
Teoria dos Media
Diagramas
Arte
Operação
Imagem
Escrita
Media Theory
Diagrams
Art
Operation
Image
Writing
Data de Defesa: 20-Jul-2021
Resumo: No contexto dos estudos dos media e da cultura contemporâneas, a ideia de uma diagramática está a ser objecto de renovada atenção. Com alguma frequência, o olhar dirige-se novamente para a operatividade que o pensamento exige, para a sua configuração relacional. Tal faz-se acompanhar igualmente do renascimento de uma certa semiótica: com efeito, no centro dos empreendimentos semióticos de Peirce está o diagrama e uma extensa e radical diagramatologia. Ora, um movimento complementar faz-se encontrar na esfera da arte. Aí poder-se-á verificar, tanto a nível da prática artística, como a nível da sua crítica, da teoria da arte, uma crescente preocupação com o diagramático, preocupação que acompanha a crescente atenção que se tem vindo a orientar para o espaço e a espacialidade. Aliás, poder-se-ia argumentar que, em última instância, uma relação de sinonímia se actualiza entre a «spatial turn» e a amplitude que uma diagramatologia pode vir a assumir. A presente dissertação esboça uma reflexão sobre o diagrama ou diagramático e a sua relação com a arte contemporânea. Um primeiro momento deste empreendimento dissertativo procurará aproximar-se de uma diagramática geral. Para esse efeito reunir-se-á um conjunto de autores – e.g. Charles S. Peirce, Sybille Krämer, Gilles Châtelet –, por meio destes interpelando uma constelação de conceitos e ideias fundamentais que constituem o problema em causa. A partir daí construiremos o segundo momento da nossa reflexão, onde se pensará o modo como o diagramático figura na arte contemporânea. Visando esta ligação, o nosso pensamento situar-se-á na esteira de três artistas: Shuzaku Arakawa, Stephen Willats e Julie Mehretu. À sua maneira, cada um destes autores, trabalhando na esteira de tradições filosófico-artísticas diferentes, possibilitará mapear diferentes configurações do diagrama. O resultado final será a exemplificação da existência de uma multiplicidade de práticas diagramáticas ou formas de pensar diagramaticamente a arte. Por outras palavras, objectivo desta dissertação é contribuir para o debate contemporâneo em torno de um regime ou paradigma diagramático da arte.
The idea of a diagrammatic turn is gaining newfound attention. Frequently, the gaze turns once again to the operativity that thought demands, to its relational configuration. It brings forth the birth of a certain semiotics: in the midst of Peirce’s semiotics lies the diagram and a radical and extensive diagrammatology. A complementary movement finds itself in the art sphere. In there lies, both in practical terms and criticswise, an emerging concern for the diagrammatic, which goes hand-in-hand with a new perspective towards space and spatiality. Verily, it can be said that a synonymic relationship comes to being between the «spatial turn» and the broadness of a diagrammatology. The present dissertation seeks to develop the relationship between contemporary art and diagrams. The first part of what will be developed here aims to discuss some aspects of a general diagrammatics. Thus, authors like Charles S. Peirce, Sybille Krämer, Gilles Châtelet will be mobilised to build a constellation of concepts and fundamental ideas that make up for the issue at hand. The second part of this dissertation will address the relationship between the diagrammatic in contemporary art. We will thus use, having this in mind, the works of Shuzaku Arakawa, Stephen Willats and Julie Mehretu. All these artists, whilst being different, will allow us to map different manifestations of the diagram. The end result will allow us to expose different expressions of diagrammatic practices and diagrammatic ways of thinking about art. Put differently, our aim is to provide a contribution to the contemporary debate that established itself around the ideas of a diagrammatic paradigm or diagrammatic regime of art.
URI: http://hdl.handle.net/10362/123449
Designação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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