Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12324
Título: Reposicionamento da empresa Eco2Balance no mercado
Autor: Silva, Sofia Taveira de Melo e
Orientador: Cavaco, Nuno
Mota, José
Palavras-chave: Posicionamento estratégico
Carbono
Emissões
Projetos
Problemas ambientais
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este trabalho tem como objetivo redefinir a estratégia e o posicionamento estratégico da empresa Eco2Balance nos mercados nacionais e internacionais. Uma vez que as atividades da empresa se baseavam na área do Carbono e na redução das suas emissões para a atmosfera, foram pesquisadas tecnologias nas quais a empresa poderia investir os seus recursos de modo a poder voltar a entrar no mercado. Foi então pesquisado o estado do mercado do Carbono em Portugal. Foram apresentadas sugestões de áreas onde a empresa poderia investir no mercado Português, no entanto, estas mostraram-se pouco atrativas. Foram igualmente feitas pesquisas relativamente às emissões dos Gases de Efeito de Estufa e às suas consequências para o planeta. Existem várias tecnologias ambientais que ajudam a combater as emissões de Gases de Efeito de Estufa proveniente de combustíveis fósseis, tais como o petróleo. Efetuou-se então um pequeno levantamento de algumas tecnologias que são hoje em dia aplicadas e utilizadas para capturar as emissões de gases para a atmosfera e o seu modo de funcionamento. Angola surgiu como o país alvo de uma possível internacionalização devido a ser um país em desenvolvimento e com boas perspetivas de negócio. Foi feita uma pesquisa sobre o país para saber qual a sua situação social, ambiental e económica. Uma vez que os setores energéticos e ambientais encontram-se numa situação carenciada, foram apresentadas tecnologias que pudessem ser aplicadas em Angola nestes setores. Uma vez encontradas as tecnologias adequadas, foi necessário fazer breve estudo de empresas que poderiam vir a ser potenciais parceiros e outras que pudessem ser clientes da Eco2Balance. Foi apresentada a estratégia de reposicionamento e foram dadas dicas para orientar a estratégia e posicionamento da empresa num futuro próximo.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica
URI: http://hdl.handle.net/10362/12324
Aparece nas colecções:FCT: DQ - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva_2014.pdf3,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.