Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12149
Título: Aprender a ler na diferença: o uso do texto literário para o desenvolvimento de uma competência intercultural
Autor: Mochila, Miguel Filipe Pateiro
Palavras-chave: Educação intercultural
Competência intercultural
Texto literário
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
O presente trabalho apresenta um cariz a um tempo descritivo e reflexivo. Ao relato das atividades levadas a cabo ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, seguir-se-á uma reflexão científica ancorada nos elementos fornecidos pelo trabalho desenvolvido durante a mesma, de modo a sustentar a pertinência do uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural nas aulas de português como língua materna e de espanhol como língua estrangeira. Com esse intuito, definir-se-ão Educação Intercultural e competência intercultural e analisar-seão as especificidades próprias dos textos literários e das aulas de língua materna e estrangeira que fazem de ditos textos e de ditas aulas instrumentos e momentos propícios ao desenvolvimento de uma competência intercultural.
Descrição: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/12149
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprender a Ler na Diferença - Miguel Mochila.pdf291,12 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.