Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/12144
Título: Escola multicultural: a sala de aula como espaço de integração e inclusão social
Autor: Garcia, Sónia Alexandra Braga
Palavras-chave: Multiculturalismo
Educação
Integração
Inclusão
Ensino­‐aprendizagem
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: O relatório referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, procura abordar uma temática específica, o multiculturalismo, nomeadamente a sala de aula como espaço de integração e inclusão social dos alunos. Esta escolha surgiu pelo facto de ter sido colocada na Escola Básica da Costa da Caparica, uma vez que esta instituição apresenta turmas que agrupam uma percentagem muito elevada de imigrantes provenientes do Brasil, dos PALOP1 e da Europa de Leste. Foi com base nesta realidade tão diversificada que optei por explorar e tentar entender como é que a sala de aula pode ser encarada como um espaço de integração e inclusão social. A escola é um espaço social de convivência e de aprendizagem conjunta onde são produzidos e adquiridos os vários saberes/conhecimentos, pelo que se torna necessário que se conheçam as principais barreiras ao processo ensino-­‐ aprendizagem. Neste sentido, é imperativo o estabelecimento de uma relação de proximidade com o aluno, em sala de aula, uma vez que este espaço nos permite avaliar e compreender quais as dificuldades concretas de cada um para, posteriormente, pensar e criar soluções que promovam uma melhor integração e aprendizagem do mesmo. O objectivo é numa primeira fase, perceber e identificar quais as grandes barreiras culturais e/ou cognitivas existentes que dificultam a integração dos alunos no grupo turma e que contribuem para o insucesso escolar, justificado por valores apresentados no projecto educativo da escola. Numa fase posterior será feita uma reflexão sobre as mesmas com o propósito de implementar novas estratégias que promovam a integração dos alunos no grupo turma e que atenuem e/ou reduzam os fracos níveis de desempenho escolar
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para cumprimentos dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10362/12144
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PES FINAL.pdf5,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.