Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/111256| Título: | Os padrões de gosto musical na sociedade urbana de Évora: uma abordagem por intermédio da imprensa local (1887-1910) |
| Autor: | Costa, João Pedro Figueiredo |
| Orientador: | Gomes Ribeiro, Paula |
| Palavras-chave: | Évora Música Imprensa Classes and fraction of class Turn of the twentieth century Periodical press Musical taste patterns Classes e frações de classe Viragem para o século XX Padrões de gosto musical Imprensa periódica |
| Data de Defesa: | 30-Out-2020 |
| Resumo: | Com a conclusão da ligação ferroviária Barreiro-Évora em 1863, a cidade eborense passou a estar apenas cinco horas da capital portuguesa, o que contribuiu para o aumento das viagens e, consequentemente, para a importação das atitudes da sociedade lisboeta. Devido à pretensão em seguir as principais cidades do país, em 1892 foi inaugurado o Teatro Garcia de Resende, signo do “progresso” e considerado, pelos eborenses, como o “primeiro teatro do país, que não fica atrás de Lisboa e Porto” (D.A. 1892, 2 junho, 1). Com o avanço para o século XX, foram surgindo associações culturais socialmente heterogéneas que se tornaram a principal fonte musical e músico-teatral “exo-domiciliária” da cidade. Para além do Garcia de Resende e das associações, nos meses veraneios era comum instalarem-se no Rossio de São Brás os teatros-barracas com
companhias itinerantes de repertório teatral e músico-teatral. Já nos alvores da República, surgiram duas casas de espetáculos, primeiro com sessões de cinema, depois intercalando pequenas secções de variedades e, por fim, dando preferência aos eventos teatrais e músico-teatrais. Durante este período – 1887-1910 –, observou-se a ascensão à fração dominada de uma parte da classe média que investiu, em conjunto com as classes dominadas, o seu “capital económico” e tempo livre na divulgação pública, tanto de “música de arte” como da “popular”. Este investimento aconteceu através da fundação de associações interclassistas e casas de espetáculos, da gerência do Garcia de Resende e da criação, assistência e interpretação em eventos musicais e músico-teatrais. A esta progressão, a fração dominante centrou-se na sua associação – Círculo Eborense – aqui interpretando e convidando artistas renomados para concertos semiprivados. Em espetáculos públicos, apareceu principalmente nos de “música de arte”, como o repertório instrumental legitimado, óperas ou dramas líricos. Tendo como base quarenta e três periódicos locais, pretende-se analisar os padrões de gosto musical da sociedade urbana de Évora em eventos “ativos exo-domiciliários”. Com este intuito, a dissertação dividese em três capítulos. No primeiro, abordam-se os principais locais de atividade cultural, tanto de âmbito público como semiprivado, e a imprensa periódica local considerando a sua orientação política e classes de leitores-alvo. No capítulo seguinte aprofunda-se a escrita sobre música nos periódicos, salientando os principais veículos, discursos e autorias. Na secção final são aprofundados os organizadores, públicos e intérpretes dos espetáculos musicais e músico-teatrais nas associações, estabelecimentos de ensino particular, teatros, casas de espetáculos e circos. With the implementation of Barreiro-Évora's train route in 1863, Évora just became five hours away from the Portuguese capital, which contributed to the importation of Lisbon's social behaviours. In order to achieve that a theatre was built and inaugurated in 1892 called Teatro Garcia de Resende, considered by the local community as a sign of “progress” and the “first theatre in the country, which is not behind Lisbon and Oporto” (D.A. June 2, 1892, 1). At the turn of the twentieth century, inter-class cultural associations emerged and became the main source of music and musical theatre in the city. In the summer months, it was common that theatrical and musical theatre companies would install their tents in the Rossio de São Brás in order to perform. At the dawn of the Portuguese Republic, two venues were founded first providing only cinema sessions. Eventually, these venues started to intersperse small sections of varieties shows, and finally, the theatre and musical theatre were the main events. Between 1887 and 1910 part of the middle class ascended to the dominated fraction since they invested, with the dominated classes, their free time and "economic capital" in the public dissemination of both “art” and “popular music”. These social groups founded associations and held cultural events where they participated as an audience and/or performers. Besides that, the dominated fraction was an entrepreneur at Teatro Garcia de Resende and in venues. With this ascent, the dominant fraction focused on their association – Círculo Eborense – by performing and inviting renowned artists to semi-private concerts. Regarding their participation as an audience in public performances, they mainly attended those of "art music", such as legitimate instrumental repertoire, operas, or lyrical dramas. Thus, this dissertation intends to analyse the Évora's urban society musical taste patterns in semiprivate and public events. To that end, forty-three local newspapers were consulted. In the first chapter, the main places of cultural activity are approached, both public and semiprivate. In this same chapter's final section, the local press is discussed considering its political orientation and target readers' classes. The following chapter focuses on music journalism, highlighting the main means, discourses, and authorship. The last chapter deepens in the promoters, audiences, and performers of musical and musical theatre shows in associations, private schools, theatres, venues, and circuses. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/111256 |
| Designação: | Mestrado em Ciências Musicais, especialização em Musicologia Histórica |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Os padrões de gosto musical da sociedade urbana de Évora (dissertação JoãoCosta).pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











