Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/111202
Título: | Planeamento de comunicação digital para promover a consultoria Life Relocation como facilitadora da adaptação de imigrantes brasileiros em Portugal |
Autor: | Malveira, Delânia Craveiro Holanda |
Orientador: | Simões, Graça |
Palavras-chave: | Comunicação estratégica Portugal Imigração Realocação Planeamento de comunicação Comunicação digital Identidade Imagem e reputação Immigration Relocation Communication planning Digital communication Identity Image and reputation |
Data de Defesa: | 9-Out-2020 |
Resumo: | O presente Trabalho de Projeto descreve o planeamento de comunicação digital desenvolvido para a consultora Life Relocation, que presta serviços destinados a realocar imigrantes brasileiros que pretendem viver em Portugal, focando na esfera da moradia e da reinserção em ambiente escolar. Identificamos ser no meio online que são concretizadas várias etapas do processo de imigração: desde a procura por informações às solicitações de orçamento e contratação de serviços neste segmento. Compreendemos que a consolidação da identidade, da imagem e da reputação podem favorecer o desempenho do planeamento de comunicação digital. A partir disso, buscamos estabelecer um enquadramento teórico acerca de tais conceitos, amparando
neles o planeamento. Além disso, lançamos mão de dois outros instrumentos de trabalho: a aplicação de um inquérito destinado ao público-alvo da consultora e um levantamento de benchmarking em busca de referências de boas práticas no mercado analisando empresas concorrentes no segmento. Tais ferramentas foram cruciais para estabelecermos pontos fulcrais do planeamento, como a definição da linha editorial a
ser adotada e da previsão de verba a ser aplicada. Durante a pesquisa ficou evidente o que de facto gera interesse ao nosso target e o que deve ser evitado de modo a fomentar uma presença digital bem estruturada para a consultora. Concluímos que a combinação da divulgação de conteúdo relevante em variados formatos, sobretudo em pequenos vídeos, e o investimento em comunicação digital paga tanto nas redes sociais Facebook e Instagram quanto no Google pode aumentar o alcance das postagens e potencializar o desempenho da Life Relocation, de modo a torná-la uma referência no mercado brasileiro quando se tratar de realocação em Portugal. This Project Work describes a digital communication planning developed for Life Relocation Consultancy, which provides services aimed at relocating Brazilian immigrants who intend to live in Portugal, focusing on the sphere of housing and reintegration into a school environment. We identified that it is in the online environment where many stages of the immigration process happen: from information search to estimate requests and contracting services in this segment. We also understand that the consolidation of identity, image and reputation can favor the performance of the digital communication planning. From this we seek to establish a theoretical framework over such concepts, laying the devising on them. Besides that, we used two other working tools: the application of a survey aimed at the consultant's target audience and a benchmarking survey searching for references on good practices in the market by analyzing companies competing in that segment. Such tools were crucial to establish key planning points, such as the definition of the editorial line to be adopted and the budget forecast to be applied. During the research, it became evident what actually generates interest in our target audience and what should be avoided to foster a well-structured digital presence for the consultant. We concluded that combining the dissemination of relevant content in various formats - especially in short videos - and the investment in digital communication (with paid advertisings) on social networks like Facebook and Instagram as much as on Google can increase the posts reach and enhance the performance of Life Relocation, making it a reference in the Brazilian market when it comes to relocation in Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/111202 |
Designação: | Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de projeto_Delânia_GS_Revisado.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.