Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/106998
Título: "All Aboard!" - A comunicação estratégica de Portugal na Eurovisão 2018
Autor: Alves, Marta Daniela Godinho
Orientador: Macagno, Fabrizio
Palavras-chave: Marketing de Eventos
Marketing Territorial
Comunicação Estratégica
Eurovision Song Contest
Promoção do Território
Event Marketing
Place Marketing
Strategic communication
Promotion of the territory
Eurovision Song Contest
Data de Defesa: 16-Set-2020
Resumo: Esta dissertação pretende compreender a dimensão estratégica da promoção do território português durante o Eurovision Song Contest 2018. A edição 63º do festival decorreu em Lisboa. Pela primeira vez, Portugal recebeu o maior espetáculo de música a nível mundial. Partindo desta premissa, importa analisar que elementos e ferramentas foram utilizadas durante este megaevento, com o objetivo de promoção do país. Os eventos são um dos mecanismos de promoção e atratividade com mais eficácia a nível de marketing territorial. Ao longo desta dissertação iremos procurar compreender como as diferentes abrangências e dimensões dos eventos se interligam com o marketing de eventos e o marketing territorial. Por fim, iremos analisar o Festival Eurovisão da Canção 2018, focando o vídeo de abertura, onde se pretendeu transmitir uma imagem de Lisboa, como uma cidade moderna, onde a arte contemporânea se funde com a tradição. All Aboard!
The purpose of this dissertation is to understand the strategic dimension of the Portuguese territory promotion during the Eurovision Song Contest 2018. The 63rd edition of the festival took place in Lisbon. For the first time, Portugal received the biggest music show in the world. Based on this premise, it is important to analyse what elements and tools were used during this mega-event, as a way of promoting the country. Events are one of the promotions and attractiveness mechanisms most effective for territorial marketing. Throughout this dissertation, we search to understand how different event dimensions connect with event marketing and territorial marketing. Finally, we will look at the Eurovision Song Contest 2018, focusing on the opening video, where an attempt was made to convey an image of Lisbon, as a modern city, where contemporary art merges with tradition. All Aboard!
URI: http://hdl.handle.net/10362/106998
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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