Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/94813
Título: O empirismo Delicado e o romance na Educação para a Sustentabilidade
Autor: Valente, Mariana de Jesus Pedreira
Pacheco Ilhéu, Maria Antónia
Data: 2019
Editora: Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte
Resumo: A educação para a sustentabilidade deve começar pela consciência da nossa ligação com o mundo natural. A ausência de experiência direta esensível com a natureza,dificulta a apreensão e compreensão dos fenómenos ambientais e da sua consequente relação com a vida humana. Neste texto exploramos os conceitos/métodos “empirismo delicado” de Goethe e “romance” de Whitehead, que introduzimos e aplicamos no projeto de Educação para a Sustentabilidade – ID Natura (Universidade de Évora). O trabalho desenvolvido com professores,investigadores e alunos, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, de Escolas de Évora, Portugal, alicerça-se numa vivência sensível em proximidade com o mundo natural, como suporte de conhecimento e desenvolvimento de uma consciência ambiental holística. Apresentamos alguns testemunhos sobre as vivências dos alunos nos quais encontramos ecos de “romance” e“empirismo delicado”.As experiências vividas e refletidas por todos  iluminam o caminho para uma educação que liga as dimensões intelectual e sensível, na aventura do conhecimento e do reconhecimento de valores fundamentais para o cuidado da nossa casa comum, a Terra.
Descrição: UID/HIS/04209/2019 SFRH/BPD/100638/2014
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/94813
ISBN: 978-989-54345-1-0
978-989-54345-1-0
Aparece nas colecções:FCSH: IHC - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O_empirismo_Delicado_e_o_romance_na_Educa_o_para_a_Sustentabilidade.pdf807,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.