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http://hdl.handle.net/10362/8133| Título: | Impactes da mobilidade no modelo urbano: a sustentabilidade do transporte público |
| Autor: | Silva, Vítor Fernando Guerreiro da |
| Orientador: | Amado, Miguel P. Capucho, António |
| Palavras-chave: | Cidade Desenvolvimento urbano Mobilidade, Transporte público Transporte público em sítio próprio Sustentabilidade |
| Data de Defesa: | 2011 |
| Editora: | Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | A cidade mantém-se como uma das mais dinâmicas criações da humanidade. A forma e o desenvolvimento urbano que aquela adopta permitem que sejam concretizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. A capacidade que a urbe possui em gerar tensões é equivalente às condições que cria para o encontro de soluções que se pretendem sustentáveis, no quadro do desenvolvimento das sociedades. A mobilidade é um dos vectores que mais contribui para a qualidade da cidade pelo seu contributo para uma maior equidade social e melhoria ambiental. O desenvolvimento do transporte público eficiente e mais ecológico apresenta-se hoje crucial para a sustentação das dinâmicas sociais e económicas da cidade com reflexos no espaço público e na sua qualidade, enquanto suporte para uma mobilidade efectiva. À cidade sustentável importa conhecer e avaliar o potencial da introdução do transporte público em sítio próprio, quando conjugado com a reestruturação do sistema de transportes existente, de modo a que se possa também assumir como elemento para o processo de regeneração urbana. Apreendendo o transporte público como factor distintivo da qualidade de uma cidade, deverá aquele responder favoravelmente aos fenómenos de inclusão social e igualdade de oportunidades nas áreas da sócio-economia, da estrutura etária e das limitações individuais, patrocinando um Serviço Público de ilimitada capacidade nas deslocações urbanas dos cidadãos. A implementação de um reestruturado sistema transporte público em aglomerado urbano existente, visando a consolidação do Serviço Público, conduziu à proposta de um novo desenvolvimento urbano estruturado num processo de regeneração urbana. O Concelho de Cascais, cuja dimensão se assemelha à de uma cidade média, foi adoptado como local de estudo para a aplicação do modelo teórico defendido baseado na avaliação do valor da paisagem. A investigação permitiu concluir que um sistema de mobilidade assente no transporte público pode, conjuntamente com a forma de desenvolvimento urbano compacta, proporcionar um melhor padrão de qualidade de vida à população, elevando os níveis de mobilidade e acessibilidade, diminuindo congestionamentos, sinistralidade e transformar-se em vector de competitividade da cidade no processo de desenvolvimento sustentável. |
| Descrição: | Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Ambiente |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/8133 |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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