Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/8082
Título: Avaliação da eficiência das empresas na utilização das redes sociais digitais: data envelopment analysis aplicada ao Facebook
Autor: Pinheiro, Mafalda Correia Botelho Dias
Orientador: Grilo, António
Palavras-chave: Data envelopment analysis
Eficiência
Redes sociais digitais
Facebook
Data de Defesa: 2012
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: As redes sociais digitais têm vindo a ganhar um lugar de destaque na sociedade. Estas reúnem um número cada vez maior de utilizadores, que comunicam entre si e partilham as suas experiências e opiniões. Por essa razão, são actualmente um importante elemento de interacção entre empresas e consumidores. Nos últimos anos, as empresas têm vindo a utilizar cada vez mais as redes sociais, demonstrando, paralelamente, uma preocupação crescente em avaliar o seu desempenho nestas plataformas. Na verdade, não existe, até ao momento, uma metodologia para medir a eficiência das empresas na utilização das redes sociais, que permita considerar múltiplas variáveis e forneça uma medida única e global de eficiência. Neste trabalho propõe-se a aplicação da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliar a eficiência das empresas na utilização das redes sociais. É desenvolvido um modelo de aplicação da DEA ao Facebook, em que a eficiência se foca na interacção empresa-utilizadores. Mais especificamente, os inputs do modelo dizem respeito ao tipo de conteúdo que é publicado pelas empresas nas suas Páginas, e os outputs consideram os Comentários e Gostos feitos pelos Fãs a essas Publicações. O modelo proposto é aplicado a um conjunto de 20 Páginas de empresas do sector hoteleiro. Através do estudo de caso, exemplifica-se como a DEA pode ser utilizada para avaliar as empresas na utilização das redes sociais e evidencia-se o contributo desta técnica para uma melhor gestão destas plataformas por parte das empresas. Neste trabalho são ainda identificados diversos contextos dentro das redes sociais em que a DEA pode ser utilizada para medir a eficiência das empresas, e são apresentados exemplos de possíveis inputs e outputs a considerar, não só no Facebook, mas na generalidade das redes sociais.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10362/8082
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pinheiro_2012.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.