Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/74
Título: A aprendizagem de funções num ambiente computacional com recurso a diferentes representações
Autor: Domingos, António Manuel Dias
Orientador: Ambrósio, Teresa
Matos, José Manuel
Data de Defesa: 1994
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Pretendeu-se caracterizar a forma como os alunos interpretam o conceito de função a partir das suas múltiplas representações utilizando ferramentas computacionais. O estudo decorreu numa turma do 10º ano, no ano lectivo de 1993/94, e teve como objectivo investigar como os alunos, que aprendem sobre funções com meios computacionais, compreendem o conceito de função. Mais especificamente, pretende-se: a) caracterizar o conceito de função dos alunos quando estudam funções envolvendo as suas diferentes representações, b) caracterizar os processos utilizados pelos alunos na tradução entre diferentes representações e c) caracterizar os processos utilizados na resolução de equações e inequações a partir da correspondente representação gráfica. A metodologia de investigação teve uma natureza qualitativa, visando a descrição e compreensão dos processos de raciocínio desenvolvidos pelos alunos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/74
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
domingos_1994.pdf8,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.