Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/73
Título: Cultura de escola e interacção com a família: contributo para o estudo das dinâmicas de envolvimento das famílias na vida escolar
Autor: Diogo, José Manuel de Lemos
Orientador: Ambrósio, Teresa
Oliveira, Maria Teresa
Data de Defesa: 1995
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Nas sociedades modernas, a família exerce cada vez mais precariamente as funções educativas que lhe estavam tradicionalmente atribuídas, apesar de se manter como um meio de contactos e de interacções. Os desafios da modernuação têm introduzido alterações na estrutura da família patriarcal e nuclear e, deste modo, acentuado o sub-desenvolvimento das componentes afectivas da personalidade dos jovens e aumentado as responsabilidades educativas da escola, a qual substitui cada vez mais a família nas tarefas de formação dos cidadãos. Se do ponto de vista teórico, as vantagens de uma colaboração estreita entre a escola e as famílias, através de um diálogo permanente aberto e construtivo, parecem reunir um consenso mais ou menos generalizado, a prática revela-se paradoxal e o diálogo tem sido desigual, frágil e, por vezes, inexistente. No presente estudo, procuraremos compreender as relações entre a escola e as famílias partindo de uma análise centrada no sistema escolar. Pretendemos aprofundar a compreensão sobre a forma como a cultura da escola - conjunto de valores e significados partilhados - influencia os processos de envolvimento e participação das famílias na vida escolar.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/73
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
diogo_1995.pdf14,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.