Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/73
Title: Cultura de escola e interacção com a família: contributo para o estudo das dinâmicas de envolvimento das famílias na vida escolar
Author: Diogo, José Manuel de Lemos
Advisor: Ambrósio, Teresa
Oliveira, Maria Teresa
Defense Date: 1995
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Nas sociedades modernas, a família exerce cada vez mais precariamente as funções educativas que lhe estavam tradicionalmente atribuídas, apesar de se manter como um meio de contactos e de interacções. Os desafios da modernuação têm introduzido alterações na estrutura da família patriarcal e nuclear e, deste modo, acentuado o sub-desenvolvimento das componentes afectivas da personalidade dos jovens e aumentado as responsabilidades educativas da escola, a qual substitui cada vez mais a família nas tarefas de formação dos cidadãos. Se do ponto de vista teórico, as vantagens de uma colaboração estreita entre a escola e as famílias, através de um diálogo permanente aberto e construtivo, parecem reunir um consenso mais ou menos generalizado, a prática revela-se paradoxal e o diálogo tem sido desigual, frágil e, por vezes, inexistente. No presente estudo, procuraremos compreender as relações entre a escola e as famílias partindo de uma análise centrada no sistema escolar. Pretendemos aprofundar a compreensão sobre a forma como a cultura da escola - conjunto de valores e significados partilhados - influencia os processos de envolvimento e participação das famílias na vida escolar.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/73
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diogo_1995.pdf14,41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.