Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/69
Título: | A inserção na vida activa de jovens diplomados do ensino superior: contributo para o estudo das relações entre percursos educativos, formativos e profissionais e processos de construção de identidades sociais e profissionais |
Autor: | Alves, Mariana Gaio |
Orientador: | Ambrósio, Teresa |
Data de Defesa: | 1997 |
Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Resumo: | No actual contexto social e económico marcado, nomeadamente, pelo aumento do desemprego e pela constatação de que a posse de um diploma de ensino superior já não constitui vantagem evidente em termos de facilidade de acesso e estabilidade no emprego, a inserção na vida activa de recém licenciados emerge como uma área de debate social e como uma área de investigação, reflexão e análise. No domínio das Ciências da Educação, o interesse pela problemática da inserção na vida activa tem vindo a ganhar grande relevância, apontando para a necessidade de questionar e reflectir sobre as relações e formas de articulação entre sistema de ensino e formação e sistema de emprego. Assim sendo, o trabalho de investigação realizado no âmbito desta tese de mestrado tem um carácter exploratório e procura contribuir para o estudo das relações entre percursos educativos, formativos e profissionais e processos de construção de identidades sociais e profissionais de licenciados em transição para a vida activa. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/69 |
Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alves_1997.pdf | 6,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.