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Título: Eficiência energética no sector dos transportes rodoviários: metodologia para quantificação do excesso de energia consumida devido ao factor comportamental na condução de veículos automóveis ligeiros
Autor: Pereira, Nuno Barros Rodrigues de Castro
Orientador: Gonçalves, Gonçalo
Lapa, Nuno
Palavras-chave: Eficiência energética
VSP
Factor comportamental
Consumo de combustível
Transportes rodoviários
Data de Defesa: 2011
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia e um caso de estudo para quantificar o efeito do factor comportamental na melhoria da eficiência energética no sector dos transportes rodoviários em meio urbano e extra-urbano. Utilizaram-se dataloggers EOBD (European On Board Diagnosis) para monitorizar 49 condutores de modo a obter o perfil de condução de condução de cada um na forma de uma distribuição de VSP (Vehicle Specific Power) de cada um deles. Todos os dados obtidos foram registados na estrada, em ambiente real de utilização das viaturas. Para comparar o factor comportamental, independentemente do veículo conduzido e do percurso efectuado desenvolveu-se uma metodologia baseada nos modos VSP. A análise efectuada permite comparar os consumos de combustível para condições semelhantes de todos os condutores,quantificando a variação de consumo de todos estes em relação ao mais eficiente. Adicionalmente quantifica-se o efeito de uma alteração legislativa semelhante ao Decreto-Lei nº 157/2007 da Comunidade da Catalunha, que limita a velocidade máxima de circulação nas principais vias de acesso à cidade de Barcelona a 80 km/h. A aplicação da metodologia desenvolvida mostra que o factor comportamental sem alteração de legislação representa um potencial de poupança de energia final de 174 tep. A alteração do limite de velocidade em auto-estrada de 120 km/h para 80 km/h pode reduzir o consumo de energia final em 300 tep.
Descrição: Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Energia e Bioenergia
URI: http://hdl.handle.net/10362/5668
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