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http://hdl.handle.net/10362/5035| Título: | Fiabilidade e gestão soft da manutenção das fragatas da classe Vasco da Gama |
| Autor: | Néri, Emanuel Vaz |
| Orientador: | Dias, José Salvado, Cunha |
| Data de Defesa: | 2010 |
| Editora: | Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | Neste trabalho, pretendeu-se analisar um conjunto de dados relativos à manutenção das fragatas da classe “ Vasco da Gama” pertencentes à Marinha Portuguesa, no âmbito da Gestão da Manutenção e Fiabilidade. A Marinha portuguesa contribui, entre outras missões, para o exercício dos poderes do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, pelo que a Manutenção e a Fiabilidade dos meios existentes são determinantes para o eficaz cumprimento das missões da Marinha, contribuindo para a imagem global de credibilidade da Instituição. Este estudo tem a duração de 1460 dias, tendo sido fornecido todo o registo de falhas dos navios da classe Vasco da Gama dentro deste período. Os dados necessários para a obtenção de resultados foram fornecidos pela Direcção de Navios. Os mesmos foram divididos em grupos, de acordo com a sua importância, de modo a se realizar uma análise mais aprofundada da fiabilidade de cada Fragata. Inicialmente identificou-se a tendência da taxa de falhas para cada sistema ao longo do tempo através do Teste de Laplace e dos Processos de Poisson. Realizou-se uma análise dos valores de MTBF (Mean Time Between Failures) e da Fiabilidade de cada sistema do navio assim como da classe, tendo-se efectuado também uma Análise de Riscos recorrendo-se à tradicional teoria da Árvore de Falhas. As várias dificuldades surgidas durante a análise dos dados permitiram concluir a ocorrência de erros na sua recolha e registo tendo-se, no âmbito do trabalho, identificado possíveis melhorias nos procedimentos em vigor, que irão permitir, no futuro, ter uma base de dados mais consistente e confiável. Por fim, procedeu-se a um estudo qualitativo, com vista a poder identificar um conjunto de acções a tomar no sentido de permitir uma melhoria do desempenho dos navios da classe “Vasco da Gama”. Com este trabalho, pretendeu-se identificar os componentes mais críticos das Fragatas classe “Vasco da Gama”, e as metodologias e procedimentos que permitam uma futura recolha e registo de dados, que retrate da forma mais fidedigna possível, o real estado do material e que permita um tratamento mais acelerado dos mesmos. |
| Descrição: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/5035 |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Neri_2010.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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