Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4445
Title: Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de ecologia humana. Estudo de caso
Author: Costa, Helder Nuno Martins
Advisor: Rodrigues, Teresa
Keywords: educação
família
ecologia
escola
Defense Date: Apr-2010
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Torna-se evidente a necessidade de perceber de que modo se pode trazer para a escola as famílias, mas é igualmente visível a necessidade de a escola descobrir as famílias e o seu meio envolvente. Este estudo, numa óptica de Ecologia Humana, parece ter o seu espaço visando, em última análise dar indicações para que o espaço de diálogo família e escola dê frutos, formando crianças e jovens capazes de construir o seu futuro de uma forma mais plena. Para concretizar os objectivos que delineamos adoptámos o modelo de estudo de caso, baseado numa metodologia sobretudo quantitativa, fundamentada em inquéritos por questionário, focalizado nas respostas dos principais actores desta relação (encarregados de educação, professores e alunos), no que concerne à relação família/escola num determinado contexto socioeconómico e cultural. Para tal, fomos estudar, numa mesma freguesia, duas escolas públicas do mesmo agrupamento e uma instituição escolar privada.
Description: Tese de doutoramento em Relaçoes Internacionais, na Área de Especialização - Ecologia Humana.
URI: http://hdl.handle.net/10362/4445
Appears in Collections:FCSH: DS - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
heldercosta.pdf5,6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.