Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/405
Title: | Centros de recursos e formação de professores: um estudo sobre as representações do papel desempenhado pelos centros de recursos na dinâmica de formação |
Author: | Marques, Maria Teresa Cruz Correia |
Advisor: | Ambrósio, Teresa |
Keywords: | Centros de recursos Recursos Formação Autoformação Representações sociais Inovação |
Defense Date: | 1997 |
Publisher: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
Abstract: | O estudo que a seguir se apresenta situa-se no campo da formação, mais concretamente, no campo da formação inicial de professores. Com este estudo procuramos identificar e compreender, junto de uma população de utilizadores do Centro de Recursos, os alunos dos cursos de formação inicial de uma Escola Superior de Educação do Ensino Superior Politécnico: as representações dos limites e contributos do Centro de Recursos para a sua própria formação, nomeadamente a identificação de dimensões do centro de recursos, que limitam ou favorecem a formação dos utilizadores e o seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia do tipo qualitativo. Para a recolha de dados, foram feitas entrevistas exploratórias numa primeira fase do estudo e, numa segunda fase, entrevistas semi-directivas. Trabalhou-se sobre um corpus de sete entrevistas. Os dados foram tratados e interpretados segundo a análise temática de conteúdo. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciênias da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/405 |
Appears in Collections: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marques_1997.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.