Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4040
Title: Viabilidade da utilização de medidas de valor do cliente na Indústria Farmacêutica
Author: Vendeirinho, Sandrina Manuela Bajouco
Advisor: Bação, Fernando José Ferreira Lucas
Keywords: Lealdade dos clientes
Rendibilidade
Gestão do cliente
Valor do cliente
Customer Lifetime Value
Customer Equity
Defense Date: 5-May-2010
Series/Report no.: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0255
Abstract: O nosso objectivo nesta dissertação, é entender a relação existente entre lealdade dos clientes e o lucro que eles geram para a empresa e perceber se com a métrica do CLV conseguimos potenciar a rendibilidade dos clientes e consequentemente a da empresa. Descrevem-se nesta investigação as melhores práticas de gestão de um portefólio de clientes e definem-se algumas métricas ou indicadores, que retratem de forma simples e fiável, o valor de um cliente ou de uma base de clientes para uma pequena organização. O trabalho apresenta ainda uma análise de viabilidade da utilização de medidas de valor do cliente para o portefólio de clientes de uma empresa OTC da indústria farmacêutica, em Portugal. Os resultados obtidos permitem formular recomendações que minimizem a volatilidade dos clientes, identificar os grupos de clientes com maior potencial em termos de margem de contribuição e em termos teóricos definir modelos para facilitar a maximização do valor do cliente.
Description: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/4040
Appears in Collections:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEGI0255.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.