Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/400
Título: Formação e transdisciplinaridade: uma pesquisa sobre as emergências formativas do CETRANS
Autor: Sommerman, Américo
Orientador: Pineau, Gaston
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: A reflexão sobre o desenvolvimento sustentável remete a um questionamento sobre a formação adequada para favorecê-lo. Se a formação disciplinar, hegemônica desde o século XIX, levou a uma fragmentação crescente do olhar, da reflexão e da ação dos sujeitos egressos dos ambientes formais da formação e a separações cada vez maiores em todos os campos, uma formação transdisciplinar complementar à disciplinar poderia ajudar a restabelecer muitas das pontes que foram derrubadas e a construir pontes novas aptas a enfrentar os grandes desafios atuais da sociedade. Diante disso, surgem algumas questões, que estão na origem desta pesquisa: O que é uma formação transdisciplinar? A formação transdisciplinar é possível? Como ela ocorre? Com que dispositivos?
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/400
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sommerman_2003.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.