Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/395
Título: Novo paradigma educativo e práticas pedagógicas das EFAS: análise de planos de estudos inovadores em relação aos sete saberes da educação do futuro do Morin
Autor: Menezes, Rachel Reis
Orientador: Pineau, Gaston
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a contribuição da Pedagogia da Alternância na transformação do pensamento, exigência fundamental da educação deste século. Nesse contexto, esta pesquisa insere-se na problemática da crise paradigmática por que passam as ciências modernas, onde no campo da educação, os Sete Saberes da Educação do futuro propostos por Edgar Morin, apresentam-se como uma possibilidade de mudança paradigmática, mas que encontram ainda no nível epistemológico. Essa reforma do pensamento, tão almejado, passa sem sombra de dúvida pela educação por se constituir no espaço privilegiado onde se ensina e se aprende a aptidão em selecionar, sistematizar e organizar o conhecimento necessário à educação das novas gerações. Situada numa perspectiva epistemo-pedagógica, esta pesquisa tem como propósito proceder a uma análise comparativa dos Sete Saberes com a prática pedagógica de duas Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES. A práxis pedagógica dessas duas escolas é analisada a partir de dois instrumentos pedagógicos denominados “planos de estudo”. Nesse contexto buscamos desenvolver um estudo utilizando aspectos do método de pesquisa qualitativa, por considerarmos ser os mais apropriados nessa situação. O estudo comparativo entre os Sete Saberes e os conteúdos explicitados.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/395
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
menezes_2003.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.