Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/3931
Título: Avaliação de uma gama comercial de pigmentos anticorrosivos num sistema de pintura a seleccionar
Autor: Lopes, Andreia Alexandra de Sousa
Orientador: Cidade, Maria Teresa
Almeida, Jorge
Palavras-chave: Tintas
Revestimentos resistentes à corrosão
Pigmentos anticorrosivos
Data de Defesa: 2008
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: As tintas anticorrosivas que protegem por inibição apresentam na sua constituição pigmentos anticorrosivos. Hoje em dia o pigmento mais utilizado na indústria das tintas é o fosfato de zinco, no entanto a Pigmentan lançou para o mercado novos pigmentos, que segundo eles são mais estáveis e são economicamente melhores. O trabalho que seguidamente se apresenta visou essencialmente comprovar a eficiência destes novos pigmentos como auxiliares na protecção de substratos metálicos. Estudaram-se as potencialidades dos pigmentos da Pigmentan (Pigmentan 465 M, Pigmentan E, Pigmentan EA) em comparação com o fosfato de zinco. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a tecnologia de tintas, passando-se de seguida para o desenvolvimento de fórmulas para produzir as tintas que posteriormente foram submetidas a diversos ensaios (ensaios de caracterização, ensaios mecânicos, ensaios de desempenho). Ao longo dos ensaios realizados, verificou-se que os novos pigmentos apresentam vantagens e desvantagens em relação ao fosfato de zinco. Para avaliar a resistência contra a corrosão procedeu-se a um ensaio de nevoeiro salino. Como o principal objectivo era avaliar o desempenho das tintas desenvolvidas, realizaram-se ensaios a amostras revestidas apenas com os primários e amostras revestidas com o esquema completo. Através deste ensaio verificou-se que as tintas de base solvente protegem melhor que as tintas de base aquosa. Nas tintas de base solvente observou-se que as formuladas com Pigmentan apresentam maior resistência contra a corrosão.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Materiais
URI: http://hdl.handle.net/10362/3931
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