Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/3644
Título: Concepção de curricula em análise espacial para o terceiro ciclo do ensino básico
Autor: Mota, Madalena Galvão de Melo e
Orientador: Neves, Nuno Alexandre Gouveia de Sousa
Palavras-chave: Análise espacial
Competências
Curriculum
Ensino
Ensino experimental
Gestão flexível do currículo
Interdisciplinaridade
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Communication and information technologies
Experimental teaching
Flexible management of the curricula
Geographic information system (GIS)
Interdisciplinary
Skills
Spatial analysis
Teaching
Data de Defesa: 11-Nov-2005
Relatório da Série N.º: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;TSIG0007
Resumo: O estudo de cenários de relações territoriais, através da utilização de processos de análise espacial em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), pode constituir um meio de romper com a lógica temática subjacente ao programa de Geografia do ensino básico. Não sendo necessário, de acordo com o Decreto-Lei 6/2001, que o programa seja leccionado segundo a ordem constante nas orientações curriculares, a verdade é que se tem tornado mais simples fazê-lo, até porque os manuais escolares assim se encontram organizados. Propõe-se uma abordagem do programa de Geografia do terceiro ciclo do ensino básico centrada em competências e conceitos de análise espacial em vez de temas específicos, utilizando a flexibilidade permitida pela legislação. O objectivo desta abordagem é o de desenvolver competências que permitam interpretar e manipular informação geográfica. Considera-se que a análise espacial em ambiente SIG poderá ter grande utilidade no terceiro ciclo do ensino básico por promover a interdisciplinaridade, bem como por serem métodos a usar em áreas curriculares não disciplinares. Desenvolvem competências ligadas à análise e tratamento de informação, ao relacionamento com os outros, ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda competências ligadas ao raciocínio lógico e à resolução de problemas.(...)
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
URI: http://hdl.handle.net/10362/3644
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TSIG0007.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.