Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/330
Title: O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
Author: Teixeira, Paula Cristina Antunes
Advisor: Matos, José Manuel
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Em 1997/98 foi implementado a nível nacional um programa de Matemática no Ensino Secundário, para acompanhar essa implementação o Departamento do Ensino Secundário definiu um Projecto de Acompanhamento Local (PAL) que decorreu entre 1997 e 2002. Esta tese tem como objecto de estudo o PAL. O problema central é a sua caracterização como modelo de desenvolvimento curricular em Matemática e tem como objectivos: > Apresentar e discutir as condições que se foram reunindo até a definição e implementação do PAL. > Compreender o PAL na perspectiva dos professores Acompanhados e Acompanhantes. > Contribuir para a reflexão da elaboração e implementação de modelos de desenvolvimento curricular no ensino da Matemática. Optou-se por uma metodologia qualitativa/interpretativa. A apresentação e análise dos dados recolhidos foram organizados em dois estudos de caso, um histórico e outro antropológico. O estudo mostra que os Acompanhantes Locais em níveis diferentes do desenvolvimento curricular procuraram assegurar uma passagem do currículo prescrito ao currículo modelado e ao currículo em acção mais completa. Os professores Acompanhados aceitam que a figura de Acompanhante Local como par, isto é, leccionando também, se torna necessária para dinamizar e envolver os professores da mesma escola e de escolas vizinhas para preparar programas novos.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/330
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teixeira_2004.pdf10,3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.