Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/310
Título: A utilização dos "Centros Escolares Minerva" pelos professores de inglês - problemas e perspectivas
Autor: Afonso, Carlos Alberto da Conceição
Orientador: Canário, Rui
Data de Defesa: 1992
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Quando se fala na introdução de um elemento supostamente inovador, como o computador, num sistema que se pretende inovar, como a escola, várias questões pertinentes se levantam, no contexto global da implementação das inovações educativas, a menor das quais não será, certamente, o papel que se espera seja desempenhado pelos professores. Em Portugal, o grande projecto nacional de introdução do computador nas escolas - o Projecto Minerva - passa, nos graus de ensino pós-primário, pelo funcionamento de estruturas disseminadoras, centradas na escola, que conheceram, já, diversas denominações, sendo hoje apelidadas de "Centros Escolares Minerva", ou "CEM". A partir da perspectiva de um grupo específico de professores - os professores de Inglês -, através de uma abordagem multi-método, procurou determinar-se o impacto daquelas estruturas, ao nível global da escola. Assumiu-se, assim, que do conhecimento das concepções e atitudes destes professores em relação ao computador, e ao contexto global onde actuam, se encontrariam as possíveis determinantes das estratégias comportamentais adoptadas, traduzidas, nomeadamente, no grau de utilização dos "CEM". Os resultados obtidos mostram que, apesar de manifestarem, na generalidade, atitudes globalmente positivas, em relação à presença do computador na escola, aqueles professores não são utilizadores dos "CEM", nem, por conseguinte, utilizadores do computador nas suas práticas, o que nos leva a discutir as possíveis razões explicativas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/310
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
afonso_1992.pdf10,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.