Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/307
Título: A construção da identidade profissional dos professores do ensino secundário: um estudo centrado em professores de Português, Matemática e Economia
Autor: Curado, Ana Paula dos Reis
Orientador: Grácio, Sérgio
Data de Defesa: 1992
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Começamos por uma abordagem teórica do conceito de identidade e da sua construção ao longo da vida e do trabalho, debruçando-nos seguidamente sobre a especificidade do problema da construção da identidade profissional dos professores. Nesse contexto, procedemos a uma revisão da literatura sobre as etapas da carreira dos professores e discutimos o problema do mal estar docente e os conceitos de desenvolvimento profissional de profissionalismo aplicados à docência. A fundamentaçao da opção metodológica utilizada baseou-se na corrente epistemológica que, nas ciências sociais e humanas, defende a articulaçao dialéctica entre a abordagem nomotética e a abordagem hermenêutica. Recorremos à sondagem como forma de identificação de tendências relativamente a maneira de estar na profissão de 247 professores de Português, Matemática e Economia do Ensino Secundário. No entanto, para ultrapassarmos o facto de as regularidades estatísticas tenderem a permanecer obscuras se não tivermos compreendido as acções individuais que as provocam, utilizámos a abordagem biográfica como forma intensiva de estudo da construção da identidade profissional e dos elementos objectivos e subjectivos que nela intervêm, tendo recolhido 8 relatos autobiográficos escritos de professores dos grupos disciplinares em estudo.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/307
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
curado_1992.pdf11,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.