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http://hdl.handle.net/10362/29905| Título: | A OCORRÊNCIA DOS RECURSOS GEOLÓGICOS EM DIFERENTES TIPOS DE AMBIENTES – UM CONTRIBUTO PARA O ENSINO COM BASE NO CICLO DE WILSON |
| Autor: | Figueiredo, Fernanda Maria Pires de |
| Orientador: | Chichorro, Martim Alves, Mariana |
| Palavras-chave: | Recursos geológicos Tectónica de placas Ciclo de Wilson Método de ensino |
| Data de Defesa: | Dez-2017 |
| Resumo: | Com o presente trabalho pretende-se apresentar uma outra forma de lecionação do conteúdo “Recursos geológicos – Exploração sustentada”, da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano do ensino secundário, fazendo uma abordagem baseada no ciclo de Wilson. Parte-se de uma perspetiva holística e globalizante da Geologia na apresentação deste conteúdo, de forma a permitir uma construção do conhecimento mais eficaz do que aquela que usualmente os manuais sugerem, uma mais fácil compreensão dos processos de génese daqueles recursos e, consequentemente, contribuir para melhorar os resultados escolares dos alunos na disciplina. Esta abordagem do Ciclo de Wilson, assente na teoria da tectónica de placas, é feita na perspetiva da análise dos diferentes ambientes geodinâmicos e respetiva génese de recursos minerais associados. Este trabalho de investigação baseia-se numa metodologia qualitativa, recorrendo ao “estudo de caso”, em que também são utilizadas estratégias de investigação de “quase experimentação”, numa turma de 11 alunos do 11º ano de escolaridade, da Escola Secundária da Baixa da Banheira. Como instrumentos de recolha de dados para verificação da eficácia desta metodologia, foram efetuadas entrevistas, utilizadas grelhas de observação direta nas aulas e os resultados da avaliação formativa contínua sobre o conteúdo lecionado. A análise dos resultados deste trabalho permitiu-nos verificar uma rápida apropriação dos conteúdos por parte dos alunos quando apresentados de uma forma integrada baseada no ciclo de Wilson. Consideramos que esta forma de abordagem deveria ser adotada não só na lecionação dos recursos geológicos mas ao longo de todo o programa da Geologia do ensino secundário. Este trabalho pretende ser um contributo para o estudo do ensino da Geologia. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/29905 |
| Designação: | Mestre em EDUCAÇÃO - COMPLEMENTOS DE GEOLOGIA PARA O ENSINO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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