Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/29118
Title: Jornalismo "Cor-de-Rosa": uma prática jornalística ou não? O caso do Correio da Manhã
Author: Figueiredo, Catarina Fonseca Donas Boto
Advisor: Silva, Dora Santos
Keywords: Correio da Manhã
Jornalismo “cor de rosa”
Jornalismo
Celebridades
Fontes de informação,
Valor-notícia
Deontologia do jornalismo
Ética jornalística
Journalism
“Celebrity” journalism
Celebrities
Information sources
News values
Journalism Deontology
Journalism ethics
Defense Date: 11-Dec-2017
Abstract: O presente relatório, elaborado no âmbito da componente não letiva do mestrado em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) é o resultado de três meses de estágio na secção Vidas do jornal generalista Correio da Manhã e da investigação académica que proporcionou. Teve como objetivo compreender se o jornalismo “cor de rosa” respeita as normas orientadoras do Código Deontológico do Jornalista vigente em Portugal e outros princípios éticos de forma a poder ser considerado “jornalismo”. Para isso, foi feita uma análise de conteúdo a um corpus de notícias publicadas nessa secção e entrevistas a elementos da redação. O relatório conclui que o jornalismo “cor de rosa” praticado no Correio da Manhã cumpre em geral os princípios éticos da profissão, mas apresenta algumas fragilidades que podem, por vezes, comprometer a sua imagem enquanto marca jornalística.
This report, prepared in the context of the non-learning component of the Journalism Master’s degree at the Faculty of Social and Human Sciences – NOVA University of Lisbon (NOVA FCSH), is the result of a three-month internship in the Vidas section of Correio da Manhã newspaper and the academic research it provided. It aimed to understand if "celebrity" journalism respects the guidelines of the Deontological Code for the Journalistic Professional in Portugal and other ethical principles so that it can be considered "journalism". For this, we conducted a content analysis to a corpus of news published in that section and interviews to the editorial staff. The report concludes that the "celebrity" journalism practiced in Correio da Manhã generally fulfills the ethical principles of the profession, but presents some weaknesses that can sometimes compromise its image as a journalistic brand.
URI: http://hdl.handle.net/10362/29118
Designation: Jornalismo
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-Estágio_Catarina-Figueiredo_2017.pdf5,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.