Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/29118
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Dora Santos-
dc.contributor.authorFigueiredo, Catarina Fonseca Donas Boto-
dc.date.accessioned2018-01-26T15:53:10Z-
dc.date.available2018-01-26T15:53:10Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.date.submitted2017-09-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/29118-
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito da componente não letiva do mestrado em Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) é o resultado de três meses de estágio na secção Vidas do jornal generalista Correio da Manhã e da investigação académica que proporcionou. Teve como objetivo compreender se o jornalismo “cor de rosa” respeita as normas orientadoras do Código Deontológico do Jornalista vigente em Portugal e outros princípios éticos de forma a poder ser considerado “jornalismo”. Para isso, foi feita uma análise de conteúdo a um corpus de notícias publicadas nessa secção e entrevistas a elementos da redação. O relatório conclui que o jornalismo “cor de rosa” praticado no Correio da Manhã cumpre em geral os princípios éticos da profissão, mas apresenta algumas fragilidades que podem, por vezes, comprometer a sua imagem enquanto marca jornalística.pt_PT
dc.description.abstractThis report, prepared in the context of the non-learning component of the Journalism Master’s degree at the Faculty of Social and Human Sciences – NOVA University of Lisbon (NOVA FCSH), is the result of a three-month internship in the Vidas section of Correio da Manhã newspaper and the academic research it provided. It aimed to understand if "celebrity" journalism respects the guidelines of the Deontological Code for the Journalistic Professional in Portugal and other ethical principles so that it can be considered "journalism". For this, we conducted a content analysis to a corpus of news published in that section and interviews to the editorial staff. The report concludes that the "celebrity" journalism practiced in Correio da Manhã generally fulfills the ethical principles of the profession, but presents some weaknesses that can sometimes compromise its image as a journalistic brand.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCorreio da Manhãpt_PT
dc.subjectJornalismo “cor de rosa”pt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectCelebridadespt_PT
dc.subjectFontes de informação,pt_PT
dc.subjectValor-notíciapt_PT
dc.subjectDeontologia do jornalismopt_PT
dc.subjectÉtica jornalísticapt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subject“Celebrity” journalismpt_PT
dc.subjectCelebritiespt_PT
dc.subjectInformation sourcespt_PT
dc.subjectNews valuespt_PT
dc.subjectJournalism Deontologypt_PT
dc.subjectJournalism ethicspt_PT
dc.titleJornalismo "Cor-de-Rosa": uma prática jornalística ou não? O caso do Correio da Manhãpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameJornalismopt_PT
dc.identifier.tid201778408pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório-de-Estágio_Catarina-Figueiredo_2017.pdf5,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.