Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/288| Title: | Formação experiencial e desenvolvimento de competências: contributo de uma experiência de investigação- formação com base na análise da prática profissional em enfermagem |
| Author: | Meneses, Maria Teresa Pita Negrão Cardoso |
| Advisor: | Ambrósio, Teresa Couceiro, Maria do Loreto |
| Defense Date: | 1996 |
| Publisher: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Abstract: | A formação é o catalisador da sociedade em mudança. É necessário investir nela ao longo de toda a vida. Actualmente, na formação de adultos, aponta-se para o conceito de autoformação. Uma das facetas da produção de saber numa dinãmica de auto-formação á a formação experiencial, que surge hoje como uma nova prática de formação. Em enfermagem a qualidade dos cuidados são uma exigência. As competências exigidas às enfermeiras são diversas e, ao longo dos tempos, foram evoluindo. A cada momento há novos desafios para a enfermagem. Para dar resposta a estas necessidades mutáveis é necessário o domínio do que hoje em dia se chama as novas competências profissionais, que podem ser transferíveis e utilizáveis em diversos contextos. O presente trabalho é um estudo exploratório sobre uma formação experiencial baseando-se numa experiência profissional com enfermeiras hospitalares. Trata-se de um contributo para a compreensão do desenvolvimento de novas competências e para as implicações que, eventualmente, possa ter na melhoria da qualidade dos cuidados. |
| Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/288 |
| Appears in Collections: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| meneses_1996.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











