Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/288
Title: Formação experiencial e desenvolvimento de competências: contributo de uma experiência de investigação- formação com base na análise da prática profissional em enfermagem
Author: Meneses, Maria Teresa Pita Negrão Cardoso
Advisor: Ambrósio, Teresa
Couceiro, Maria do Loreto
Defense Date: 1996
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: A formação é o catalisador da sociedade em mudança. É necessário investir nela ao longo de toda a vida. Actualmente, na formação de adultos, aponta-se para o conceito de autoformação. Uma das facetas da produção de saber numa dinãmica de auto-formação á a formação experiencial, que surge hoje como uma nova prática de formação. Em enfermagem a qualidade dos cuidados são uma exigência. As competências exigidas às enfermeiras são diversas e, ao longo dos tempos, foram evoluindo. A cada momento há novos desafios para a enfermagem. Para dar resposta a estas necessidades mutáveis é necessário o domí­nio do que hoje em dia se chama as novas competências profissionais, que podem ser transferí­veis e utilizáveis em diversos contextos. O presente trabalho é um estudo exploratório sobre uma formação experiencial baseando-se numa experiência profissional com enfermeiras hospitalares. Trata-se de um contributo para a compreensão do desenvolvimento de novas competências e para as implicações que, eventualmente, possa ter na melhoria da qualidade dos cuidados.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/288
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meneses_1996.pdf4,73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.