Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/2576
Título: A aplicação dos mercados de previsão no sector energético - o caso de estudo da EDP
Autor: Silveira, Filipe dos Santos
Orientador: Grilo, António
Sousa, Diogo
Data de Defesa: 2009
Editora: FCT - UNL
Resumo: Características presentes no processo de tomada decisão, nomeadamente a incerteza e a complexidade, justificam a enorme importância que é depositada na disponibilidade de informação, nas dimensões de tempo, qualidade e heterogeneidade, para suportar eficazmente a tomada de decisão organizacional. O enorme interesse que os mercados de previsão têm vindo a despertar nos últimos anos estão essencialmente assentes nas duas características seguintes. Por um lado, o facto de recorrer a uma plataforma universal de interacção, permite que o mecanismo esteja permanentemente próximo da informação. Por outro, toda a informação anteriormente dispersa é reunida e agregada em ambiente de mercado, o que à luz da teoria económica já demonstrou ser um mecanismo extremamente eficaz no propósito considerado. O peso histórico do sector energético confere-lhe características únicas, a par estruturas hierárquicas densas, com circuitos fechados de informação e com um grau de permeabilidade à inovação fortemente correlacionado com a existência de concorrência nos mercados onde actua. Para além de extraírem informação relevante que se encontra dispersa na organização, incorporando-a na tomada de decisão, os mercados de previsão podem induzir mudanças culturais positivas, motivando comportamentos e aumentando a percepção global da organização para os objectivos estratégicos do grupo. O objectivo do presente trabalho consiste por isso na avaliação e quantificação dos benefícios e limitações decorrentes da implementação dos mercados de previsão no sector da energia, desenvolvendo para isso um caso de estudo que explora a utilização da ferramenta no apoio à tomada de decisão na área do Consumer EDP – Energias de Portugal. O trabalho termina enfatizando a necessidade de selecção de uma solução tecnológica adequada à operacionalização dos mercados de previsão, efectuando uma análise custo-benefício que tem em consideração a concepção, implementação e manutenção da ferramenta.
Descrição: Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10362/2576
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

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