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Título: Interdisciplinaridade na aprendizagem da Matemática
Autor: Fernandes, Maria de Fátima Bauto
Orientador: Domingos, António
Palavras-chave: Educação Matemática
Interdisciplinaridade
Investigação-Ação
Trabalho de Projeto
Data de Defesa: 2017
Resumo: O desenvolvimento e elaboração do estudo baseou-se na experiência profissional da investigadora, enquanto docente de matemática, tendo a convicção de que a realidade do ensino impõe uma reflexão e reformulação das práticas letivas, com implicações nas aprendizagens dos alunos. Construir um projeto interdisciplinar, consubstanciado numa articulação curricular entre as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Matemática, é o que se pretende a partir das conclusões da investigação, podendo vir a ser um instrumento estratégico inovador, no desenvolvimento da aprendizagem da matemática. As disciplinas isoladas não contribuem eficazmente para que os alunos compreendam a realidade que os envolve, condicionando o seu desenvolvimento intelectual e limitando a capacidade de resposta a situações mais complexas, de fazer análise crítica, de questionar a realidade atual, que se apresenta com uma elevada diversidade de problemas, de formular e procurar resolver problemas, utilizando o pensamento lógico, e a intuição. É necessário que se desenvolva a integração entre diferentes áreas do conhecimento para que o aluno esteja preparado para utilizar diferentes tipos de linguagem e se permita construir um conhecimento interdisciplinar a partir da articulação e contextualização de conteúdos que se apresentam nos currículos, O redimensionamento humano e cultural do aluno poderá ser favorecido ao experienciar novas estratégias e ideias, sensibilizando-o para uma perspetiva sistémica, enquanto cidadão, no seu futuro profissional. A metodologia de investigação qualitativa usada no estudo, sendo um tipo de investigação aplicada, em que o investigador se envolveu ativamente, foi desenvolvida na vertente de ação e investigação, metodologia de Investigação-Ação, interagindo a teoria com a prática letiva, e tendo como referencial a interdisciplinaridade no ensino da matemática. Concluiu-se no estudo, que foi desenvolvido nas aulas de Apoio ao Estudo, lecionadas pelo investigador que, embora o tema Geometria seja transversal às disciplinas de Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica os alunos não identificaram nem estabeleceram qualquer relação com a aprendizagem da Matemática. Considera o investigador que a proposta do projeto interdisciplinar que apresenta poderá contribuir para promover um ensino interdisciplinar.
URI: http://hdl.handle.net/10362/24096
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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