Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/2372
Título: Estudo comparativo de três câmaras de ionização para medição directa do equivalente de dose individual, a 10 mm de profundidade, Hp(10)
Autor: Silva, Hugo Miguel Martins Ferreira da
Orientador: Oliveira, Carlos
Cardoso, João
Palavras-chave: Radiações ionizantes
Protecção radiológica
Câmara de ionização
Equivalente de dose individual
Códigos de Monte Carlo
MCNPX
Data de Defesa: 2009
Editora: FCT - UNL
Resumo: Uma câmara de ionização, que mede a grandeza equivalente de dose individual, 𝐻𝑝(10), é utilizada como padrão secundário em laboratórios de metrologia. O objectivo deste trabalho consistiu no estudo comparativo de três câmaras de ionização, uma já existente no Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI - ITN) e duas construídas para o efeito. A sua resposta em carga eléctrica foi investigada em função da energia de radiação e ângulo de incidência, utilizando para o efeito as qualidades de radiação de raios-X da série espectral estreita, descritas na Norma Internacional ISO 4037-1, as radiações de 137Cs e 60Co e para os ângulos de incidência de 0°, 45°, 60° e 75°. Posteriormente, fez-se o projecto de uma câmara de ionização com o objectivo de uma optimização relativamente às dimensões exteriores, dependência energética e angular. Para isto, foi estudada a influência das dimensões e materiais dos vários constituintes da câmara na energia depositada no volume sensível da câmara, através de simulação por Monte Carlo, relacionando os resultados de simulação com os resultados experimentais.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Biomédica
URI: http://hdl.handle.net/10362/2372
Aparece nas colecções:FCT: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva_2009.pdf1,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.