Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/21232
Título: A dança como estratégia de inclusão de jovens portugueses ciganos em contexto escolar
Autor: Neves, Carina
Antunes, Maria Dulce Oliveira Pimentel
Nicolau, Lurdes Fernandes
Palavras-chave: Ciganos
Escola
Dança
Ensino
Inclusão
Data: 2016
Resumo: O objetivo deste trabalho é dar a conhecer os resultados de um projeto realizado com a comunidade cigana, em que a dança foi utilizada como prática inclusiva de jovens portugueses ciganos em contexto escolar. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas a alunos e pais de etnia cigana e a professores de uma escola do Vale da Amoreira, no município da Moita. A dança tornou-se uma importante estratégia, permitindo quebrar as barreiras do preconceito e criar pontes de diálogo e conhecimento entre a escola, ciganos e não-ciganos. The main goal of this paper is to present the results of a project with the Roma community, where the dance was used as an inclusive practice of Portuguese Roma students in schools. The research followed a qualitative method, with interviews to Roma parents and students and their teachers in the Vale da Amoreira school, municipality of Moita. The dance has become an important strategy to break the barriers of prejudice and to build bridges of dialogue and understanding between the school community, Roma and non-Roma people.
Descrição: UID/ANT/04038/2013
Peer review: yes
URI: http://www.apdemografia.pt/files/atas_VCPD_28dez_v2.pdf
ISBN: 978-989-97935-3-8
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulo de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atas_VCPD_28dez_v2.pdf228,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.