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Título: A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
Autor: Pires, Inês dos Santos Vilela
Orientador: Gomes, Sandra
Quaresma, Luís
Palavras-chave: Sinistralidade rodoviária
Vias cicláveis
Conflitos de tráfego
Distância de visibilidade
Data de Defesa: Jul-2016
Resumo: A utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19557
Designação: Mestrado em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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